Os impactos do serviço de autodevolução no processo de atendimento na biblioteca do IMECC

Autores

  • Ruth Hosana Cezarino Silva Universidade Estadual de Campinas
  • Ana Regina Machado Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Fabiana Bezerra Muller Universidade Estadual de Campinas
  • Osvaldino Rodrigues dos Santos Universidade Estadual de Campinas
  • Rosimeire da Cunha Cirilo Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7008

Palavras-chave:

Atendimento ao usuário. Autoatendimento. Autodevolução

Resumo

A Biblioteca do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (BIMECC) foi criada em 1968, atendendo as necessidades informacionais dos cursos de Matemática, Matemática Aplicada, Estatística e Computação Científica, formados por alunos de graduação, pós-graduação, professores, pesquisadores e a comunidade externa, tanto a nível nacional, quanto internacional. Com a finalidade de oferecer um serviço de qualidade e que atenda às expectativas dos usuários, o Serviço de atendimento da BIMECC implementou o Serviço de autodevolução, o que permite ao usuário a devolução das obras por 24 horas e consequentemente a redução de filas no atendimento presencial. Através da pesquisa de satisfação de usuários, concluiu-se ao analisar as respostas dos questionários que 76% devolveram o material no período em que a biblioteca estava fechada; 92% se sentiram beneficiados com o serviço; 56% apontaram que houve agilidade no atendimento com a redução de filas; 70% consideraram o serviço de ótima qualidade. O serviço de autodevolução beneficia os usuários e também a Biblioteca, pois reduz consideravelmente o tempo do atendente no processo do atendimento. Ressalta-se, que o serviço de autodevolução de materiais bibliográficos da BIMECC é pioneiro entre as bibliotecas da UNICAMP, sendo um diferencial em seus serviços.

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Biografia do Autor

Ruth Hosana Cezarino Silva, Universidade Estadual de Campinas

BIB-IMECC/UNICAMP

Ana Regina Machado, Universidade Estadual de Campinas

BIB-IMECC/UNICAMP

Maria Fabiana Bezerra Muller, Universidade Estadual de Campinas

BIB-IMECC/UNICAMP

Osvaldino Rodrigues dos Santos, Universidade Estadual de Campinas

BIB-IMECC/UNICAMP

Rosimeire da Cunha Cirilo, Universidade Estadual de Campinas

BIB-IMECC/UNICAMP

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Publicado

2016-05-17

Como Citar

SILVA, R. H. C.; MACHADO, A. R.; MULLER, M. F. B.; SANTOS, O. R. dos; CIRILO, R. da C. Os impactos do serviço de autodevolução no processo de atendimento na biblioteca do IMECC. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 24–24, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7008. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7008. Acesso em: 29 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 1 - Administração e Gestão