O tratamento de documentos digitais no arquivo CENTRAL/ SIARQ

Autores

  • Rodrigo Lizardi Souza Universidade Estadual de Campinas
  • Andressa Cristiani Picconi Universidade Estadual de Campinas
  • Neire de Rossio Martins Universidade Estadual de Campinas
  • Rodrigo Henrique Cordeiro Universidade Estadual de Campinas
  • Telma Murari Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7005

Palavras-chave:

Sistema de arquivos. Preservação digital. Repositório para documentos arquivísticos. Digitalização. Documentos arquivísticos digitais

Resumo

No contexto do Planejamento Estratégico do SIARQ alinhado ao Planejamento da UNICAMP, concernente à gestão de documentos digitais, o Arquivo Central vem investindo na formulação de políticas, normas e infraestrutura para o tratamento de documentos produzidos neste meio. Implantou em 2013, o Serviço de Tratamento de Documentos Digitais com apoio da FAPESP. Teve como objetivo a reprodução de documentos históricos para fins de preservação e acesso. Foi destacada uma equipe que se capacitou por meio de cursos internos e visitas a instituições congêneres. Vem atuando na formulação de normas e na prática da digitalização e do tratamento do documento digital. Foram adquiridos e instalados equipamentos para reprodução de documentos tais como escâneres para encadernados, documentos avulsos A3, câmara fotográfica, estações de trabalho e storages de armazenamento. A digitalização, que obedece a normas nacionais e internacionais, resultou na reprodução e preparação para o acesso de cerca de 4.850 dossiês referentes a fundação e instalação da Universidade, bem como de dossiês de docentes do período. Os dados para acesso foram incorporados ao Sistema de Arquivos Históricos – PESQUISARH, por meio de migrações entre aplicativos.Pode ainda, implementar um repositório digital para documentos, experiência que possibilita à equipe subsidiar a construção de um repositório digital corporativo confiável para uso da Universidade. No contexto do Projeto Memória da UNICAMP, este trabalho facilita ao pesquisador o acesso a documentos da Universidade e no Programa de Documentos Digitais, agrega experiências que permitem ao Arquivo Central/SIARQ orientar as unidades e órgãos no uso deste tipo de recurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Lizardi Souza, Universidade Estadual de Campinas

SIARQ/UNICAMP

Andressa Cristiani Picconi, Universidade Estadual de Campinas

SIARQ/UNICAMP

Neire de Rossio Martins, Universidade Estadual de Campinas

SIARQ/UNICAMP

Rodrigo Henrique Cordeiro, Universidade Estadual de Campinas

SIARQ/UNICAMP

Telma Murari, Universidade Estadual de Campinas

SIARQ/UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-05-17

Como Citar

SOUZA, R. L.; PICCONI, A. C.; MARTINS, N. de R.; CORDEIRO, R. H.; MURARI, T. O tratamento de documentos digitais no arquivo CENTRAL/ SIARQ. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 21–21, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7005. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7005. Acesso em: 1 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 1 - Administração e Gestão