IPV6: Alternativa para manter a internet crescendo

Autores

  • Valcir Cabral Vargas Universidade Estadual de Campinas
  • Daniel Cardoso Conceição Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7004

Palavras-chave:

Internet. IPv6

Resumo

A Internet, como conhecemos hoje, funciona graças ao protocolo de endereçamento chamado IP (Internet Protocol). Cada computador da rede recebe um endereço, por exemplo: 143.106.62.8 (IP do site do Instituto de Biologia). Existem duas versões, a IPv4 e a IPv6, a primeira é amplamente utilizada, mas a quantidade de números disponíveis chegou ao limite, devido ao tamanho da Internet. A segunda versão, IPv6, surgiu para resolver o problema da falta de endereçamento, mas, infelizmente, sua adoção está caminhando em passos lentos. Desde 2010, o Instituto de Biologia vem investindo neste novo protocolo, iniciando com treinamento para o pessoal de TI, Políticas de Compra (exigindo equipamentos com suporte ao IPv6), ativação do IPv6 no roteador principal, ativação em alguns computadores e equipamentos... sua implantação é inevitável para permitir o crescimento da Internet. Nosso maior desavio é conviver com estas duas versões do protocolo, pois muitos serviços na internet estão funcionando apenas na versão antiga.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Cardoso Conceição, Universidade Estadual de Campinas

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdades Integradas Claretianas. Especialista de Redes de Computadores pelo Instituto de Computação da UNICAMP. Atua como Administrador de Redes no Instituto de Biologia da Unicamp.

Downloads

Publicado

2016-05-17

Como Citar

VARGAS, V. C.; CONCEIÇÃO, D. C. IPV6: Alternativa para manter a internet crescendo. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 20–20, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7004. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7004. Acesso em: 30 nov. 2022.

Edição

Seção

Eixo 1 - Administração e Gestão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)