Herbário UEC: sistema de controle de intercâmbios e materiais

Autores

  • Livia Cordi Universidade Estadual de Campinas
  • Allan Michel de Souza Universidade Estadual de Campinas
  • André Olmos Simões Universidade Estadual de Campinas
  • Bruno Ximenes Universidade Estadual de Campinas
  • Paulo Mazzafera Universidade Estadual de Campinas
  • Washington Marcondes Ferreira Neto Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.7000

Palavras-chave:

Herbário. Acervo. Intercâmbio. Intranet

Resumo

O Herbário UEC, fundado em 1974 é o acervo científico de materiais vegetais herborizados da UNICAMP. Os dados das coletas vegetais são fundamentais para a realização do inventário da biodiversidade e evolução da ciência botânica. O acervo possui uma coleção superior a 181.000 exsicatas, estando 76% das coletas informatizadas. Para a gestão dos intercâmbios entre o Herbário UEC e outras coleções foi criado um sistema para automatizar, agilizar e melhorar o controle dos materiais do herbário UEC. O sistema desenvolvido dentro da INTRANET do Instituto de Biologia auxilia no cumprimento dos prazos de empréstimos, devoluções e prorrogações de empréstimos, tanto de empréstimos do herbário UEC para outros herbários, de outros herbários para o herbário UEC e de empréstimos a docentes e alunos do Instituto de Biologia da UNICAMP. O sistema permitiu maior agilidade no processo de consulta aos dados tanto para os funcionários quanto para os usuários do herbário. A possibilidade de consulta de seus intercâmbios tem auxiliado a equipe na correção e atualização dos cadastros e dados. Cobrança automática de prazos e vencimentos dos empréstimos, devoluções e prorrogações de empréstimos reduziu o atraso na devolução de materiais. Relatórios disponíveis para os funcionários do herbário possibilitam uma visualização mais rápida de empréstimos em aberto e empréstimos cuja prorrogação deva ser solicitada e envios de materiais cujo recebimento ainda não tenha sido confirmado. O sistema permitiu a inserção fácil e rápida de dados de intercâmbio entre herbário e alteração dos mesmos quando necessário o que não era possível no controle anterior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Livia Cordi, Universidade Estadual de Campinas

Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (2003), Mestrado em Ciências e Tecnologia de Materiais pela Faculdade de Engenharia Química- UNICAMP (2008). Doutoranda do Departamento de Genética, Evolução e Bioagentes do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Ambiental.

Allan Michel de Souza, Universidade Estadual de Campinas

IB/UNICAMP

André Olmos Simões, Universidade Estadual de Campinas

IB/UNICAMP

Bruno Ximenes, Universidade Estadual de Campinas

IB/UNICAMP

Paulo Mazzafera, Universidade Estadual de Campinas

IB/UNICAMP

Washington Marcondes Ferreira Neto, Universidade Estadual de Campinas

IB/UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-05-17

Como Citar

CORDI, L.; SOUZA, A. M. de; SIMÕES, A. O.; XIMENES, B.; MAZZAFERA, P.; FERREIRA NETO, W. M. Herbário UEC: sistema de controle de intercâmbios e materiais. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 16–16, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.7000. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7000. Acesso em: 29 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 1 - Administração e Gestão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)