Banner Portal
Herbário UEC: sistema de controle de intercâmbios e materiais
PDF

Palavras-chave

Herbário. Acervo. Intercâmbio. Intranet

Como Citar

CORDI, Livia; SOUZA, Allan Michel de; SIMÕES, André Olmos; XIMENES, Bruno; MAZZAFERA, Paulo; FERREIRA NETO, Washington Marcondes. Herbário UEC: sistema de controle de intercâmbios e materiais. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 16–16, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7000. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

O Herbário UEC, fundado em 1974 é o acervo científico de materiais vegetais herborizados da UNICAMP. Os dados das coletas vegetais são fundamentais para a realização do inventário da biodiversidade e evolução da ciência botânica. O acervo possui uma coleção superior a 181.000 exsicatas, estando 76% das coletas informatizadas. Para a gestão dos intercâmbios entre o Herbário UEC e outras coleções foi criado um sistema para automatizar, agilizar e melhorar o controle dos materiais do herbário UEC. O sistema desenvolvido dentro da INTRANET do Instituto de Biologia auxilia no cumprimento dos prazos de empréstimos, devoluções e prorrogações de empréstimos, tanto de empréstimos do herbário UEC para outros herbários, de outros herbários para o herbário UEC e de empréstimos a docentes e alunos do Instituto de Biologia da UNICAMP. O sistema permitiu maior agilidade no processo de consulta aos dados tanto para os funcionários quanto para os usuários do herbário. A possibilidade de consulta de seus intercâmbios tem auxiliado a equipe na correção e atualização dos cadastros e dados. Cobrança automática de prazos e vencimentos dos empréstimos, devoluções e prorrogações de empréstimos reduziu o atraso na devolução de materiais. Relatórios disponíveis para os funcionários do herbário possibilitam uma visualização mais rápida de empréstimos em aberto e empréstimos cuja prorrogação deva ser solicitada e envios de materiais cujo recebimento ainda não tenha sido confirmado. O sistema permitiu a inserção fácil e rápida de dados de intercâmbio entre herbário e alteração dos mesmos quando necessário o que não era possível no controle anterior.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Livia Cordi, Allan Michel de Souza, André Olmos Simões, Bruno Ximenes, Paulo Mazzafera, Washington Marcondes Ferreira Neto

Downloads

Não há dados estatísticos.