Gestão da internacionalização do conhecimento científico: a experiência do espaço da escrita

Autores

  • Cyntia Valim Oliveira Universidade Estadual de Campinas
  • Marcelo Raimundo Silva Universidade Estadual de Campinas
  • José Marcos Pinto Cunha Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.6999

Palavras-chave:

Gestão administrativa. Publicações acadêmicas. Internacionalização. Controle de qualidade

Resumo

Criado no ano de 2006, o Espaço da Escrita é um projeto estratégico de difusão do conhecimento (linha de ação: “Publicações Acadêmicas”, área estratégica: “Pesquisa”/Planes UNICAMP). Vinculado à Coordenadoria Geral da Universidade - CGU, oferece serviços gratuitos de tradução, revisão e assessoria aos docentes da UNICAMP com o objetivo de facilitar, apoiar e estimular a publicação de artigos de docentes e pesquisadores de carreira da UNICAMP em revistas científicas ou livros internacionais. Nessa missão, o Espaço da Escrita vem trabalhando como intermediário entre a parte que demanda serviços de tradução/revisão e a empresa contratada (via pregão). Aqui mostramos a forma de controle de um grande volume de artigos que são terceirizados, com prazos para serem entregues, e que precisam apresentar qualidade (acurada correção textual) e a organização de workshops. Na sequência, apresenta-se à comunidade da UNICAMP a metodologia de avaliação dos serviços de tradução e revisão que tem sido usada pelo Espaço da Escrita, bem como dos workshops oferecidos, a partir de informações fornecidas pelos usuários e participantes. Finalmente, infere-se  que  a estatística descritiva, aliada a dados qualitativos, constitui um dos métodos eficazes para a avaliação dos serviços prestados, permitindo e melhorando o controle de qualidade através dos anos. Além disso, as avaliações também demonstram que o Espaço da Escrita tem representado um importante instrumento estratégico para a internacionalização da Universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Marcos Pinto Cunha, Universidade Estadual de Campinas

Graduado em Estatística pela Universidade de São Paulo (1982), mestrado em Demografia pelo Centro Latino Americano de Demografia (1984), doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e pós-doutorado no "Population Research Center" da Universidade do Texas em Austin. Atualmente é professor livre docente no Departamento de Demografia do Instituto de Filosofia e Ciência Humanas e pesquisador do Núcleo de Estudos de População, ambos da Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2016-05-17

Como Citar

OLIVEIRA, C. V.; SILVA, M. R.; CUNHA, J. M. P. Gestão da internacionalização do conhecimento científico: a experiência do espaço da escrita. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 15–15, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.6999. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/6999. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 1 - Administração e Gestão