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Documentos arquivísticos digitais na UNICAMP: projeto SIGAD
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Palavras-chave

Tecnologia da informação e comunicação. Gestão de documentos. SIGAD. Repositório digital confiável. Documentos arquivísticos digitais

Como Citar

PICONI, A. C.; SILVA, A. R. da; COGHI, C. de P. M.; DOMINGUES, C.; POETA, E. T.; PINTO, J. E. L.; SILVA, M.; MARQUES, M. A. V.; FORTI, M. A.; MARTINS, N. do R. Documentos arquivísticos digitais na UNICAMP: projeto SIGAD. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 10–10, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/6994. Acesso em: 25 fev. 2024.

Resumo

A Universidade dispõe, desde 1993, do Sistema de Protocolo, coordenado pelo Arquivo Central do Sistema de Arquivos (SIARQ), que permite a gestão dos dados de processos e expedientes produzidos pelas unidades e órgãos, porém, possui algumas limitações tecnológicas e de negócio, e não permite tratar o documento digital. Diante disso, o AC/SIARQ, com o apoio da Coordenadoria Geral da Universidade, está desenvolvendo desde 2011 o projeto Sistema de Gestão Arquivística de Documentos – SIGAD, que prevê funcionalidades de produção, protocolo, tramitação, arquivamento e avaliação de documentos digitais e não digitais. A equipe tem usado a metodologia de desenvolvimento ágil, integrando equipes de negócio. O módulo Protocolo está em fase de testes para implantação em 2014, junto com o Centro de Computação, e deverá atingir mais de 1000 usuários cadastrados. Os demais módulos, em fase final de desenvolvimento, estarão à disposição da comunidade em 2015. Com a implantação total desse sistema, a Universidade contará com uma solução de gestão documental de uso corporativo e integrado, que permitirá a produção de documentos digitais a partir de modelos customizados, bem como a captura de documentos digitais/digitalizados, sua tramitação, armazenamento e acesso, além de dispor de repositório para uso de outros sistemas produtores de documentos. A gestão de documentos arquivísticos contribui para o acesso a informações, registros e decisões administrativas e acadêmicas, permitindo a otimização de processos de trabalho, bem como o uso público pelos cidadãos. Apoia, finalmente, a construção de conhecimentos e a memória institucional.

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Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Andressa Cristiani Piconi, Aline Rodrigues da Silva, Cassia de Paula Moreira Coghi, Cirlene Domingues, Enzo Telles Poeta, José Ednilson Lima Pinto, Maísa Silva, Maria Amélia Viaes Marques, Maria Aparecida Forti, Neire do Rossio Martins

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