Digitalização de documentos audiovisuais e sonoros no arquivo CENTRAL/SIARQ da UNICAMP: preservação e acesso

Autores

  • Telma Murari Universidade Estadual de Campinas
  • Neire do Rossio Martins Universidade Estadual de Campinas
  • Rodrigo Lizardi Souza Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.6993

Palavras-chave:

Sistema de arquivos. Preservação digital. Repositório digital de documentos arquivístico. Digitalização de documentos sonoros e audiovisuais. Documentos arquivísticos digitais

Resumo

O Arquivo Central do Sistema de Arquivos da UNICAMP tem trabalhado no âmbito da gestão e da preservação digital em algumas frentes, entre elas a proposição de políticas e de normas para os arquivos digitais confiáveis e a implantação de infraestrutura para armazenamento visando o acesso e a preservação de documentos arquivísticos da Universidade. Como parte desta política, priorizou-se o projeto de digitalização de documentos audiovisuais e sonoros contidos no acervo do Arquivo Permanente do Arquivo Central, dentre os quais predominam gravações de eventos de conteúdo científico, cultural e administrativo promovidos pelos órgãos e unidades; registros de projetos de pesquisa desenvolvidos em campo, reportagens e notícias veiculadas na imprensa, além de depoimentos de docentes responsáveis pela implantação e estruturação da UNICAMP. O serviço foi realizado por empresa prestadora de serviços, das quais foram digitalizados 1607 documentos: 716 filmes com cerca de 1.424 horas, formando um arquivo de objetos digitais de preservação em formato AVI e outro de acesso em formato FLV; foram digitalizados também 891 gravações sonoras com cerca de 1.109 horas formando um arquivo de preservação em formato WAV e outro de acesso em formato MP3. Uma camada de metadados descritivos em formato XML, foram agregados aos objetos digitais para permitir a sua localização repositório digital e a otimização de sua gestão. O projeto considerou recomendações do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) e de outras instituições, em especial no que se referem a padrões de metadados, formatos de arquivos e repositórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neire do Rossio Martins, Universidade Estadual de Campinas

É graduada em Biblioteconomia (PUCCAMP), especialista em Organização de Arquivos (ECA-USP) e em Planejamento e Administração de Sistemas de Informação (PUCCAMP). Atualmente, é mestranda na área de Memória e Educação (FE-UNICAMP) . Foi responsável técnica pela implantação do Arquivo Central e Sistema de Arquivos da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde atua como coordenadora desde 1995. No âmbito da universidade integra os Grupos de Trabalho corporativos: Planejamento Estratégico; Documentos Eletrônicos; Memória Científica, Sistema de Pesquisa, Ensino e Extensão e Fórum Técnico Consultivo para Assuntos de Software Livre, além de coordenar o Projeto InterPARES 3/UNICAMP (International Research on the Preservation of Authentic Records in Eletronic System).

Downloads

Publicado

2016-05-17

Como Citar

MURARI, T.; MARTINS, N. do R.; SOUZA, R. L. Digitalização de documentos audiovisuais e sonoros no arquivo CENTRAL/SIARQ da UNICAMP: preservação e acesso. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 9–9, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.6993. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/6993. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Eixo 1 - Administração e Gestão