Resumo
A organização do processo de trabalho numa instituição de saúde pressupõe o adentrar no campo da transdisciplinaridade pelo encontro de saberes profissionais enxergando os usuários (pacientes e familiares) como sujeitos singulares das ações de saúde. A concepção em que se baseia o referido trabalho é de uma gestão participativa e democrática onde assistente social organiza em equipe as demandas apresentadas pelos usuários e familiares e dá uma resposta de qualidade a instituição. Além disso faz a interlocução junto aos Equipamentos Públicos no território de referência dos pacientes. Objetivo deste relato de experiência é apresentar a gestão por processo realizada desde 2009, projetos assistenciais foram construídos com a participação de docentes, médicos, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, enfermeiros e as ações coordenadas pelo supervisor de serviço social nas Enfermarias do Hospital de Clínicas. A elaboração de protocolos para desospitalização dos usuários para cuidados da Rede, levantamento de indicadores dos referenciamentos de pacientes aos Equipamentos. As ações socioassistenciais proporcionaram maior integralidade do cuidado multidisciplinar na perspectiva de ampliação e consolidação da cidadania dos pacientes. A organização resultou em identificação de indicadores sociais e de saúde que podem nortear discussões ao campo da Política de Assistência Social e de Gestão de Saúde a nível regional que é a diretriz do HC. Desse modo, os pacientes e famílias se beneficiaram pelo atendimento humanizado da equipe de referência hospitalar e extrainstituicional.Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 Marli Elisa Nascimento Fernandes
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