A valorização do profissional da área de serviços gerais

Autores

  • Gislene Perpetuo Gonçales Universidade Estadual de Campinas
  • Ana Cláudia Della Torre Universidade Estadual de Campinas
  • Cristiane Aparecida Navarro Espelho Figueiredo Universidade Estadual de Campinas
  • Juliana Celente Pascuote Universidade Estadual de Campinas
  • Liane Carolina Bohn Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Cristina da Costa Santos Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i5.6988

Palavras-chave:

Motivação. Valorização. Capacitação. Socialização

Resumo

O objetivo deste trabalho é demonstrar a importância dos profissionais da Área de Serviços Gerais, valorizando-os, oferecendo treinamentos e ferramentas adequadas para execução do trabalho e promover a socialização entre as demais áreas. Trabalho realizado em 2013, com 6 funcionários, expandindo os resultados aos demais 28 funcionários da área. Metodologia: Elaboração e aplicação da espiral do conhecimento. Nela os integrantes das equipes são trabalhados individualmente e em grupo, de maneira colaborativa, saindo do nível de competição, através das seguintes etapas: socialização, externalização, combinação e internalização. Resultados: Socialização: realização de Coffee com música ambiente; vídeo sobre trabalho em equipe; dinâmica – Teia da Amizade; fechamento – vídeo motivacional. Internalização: estudos para dimensionamento da equipe; levantamento da necessidade de equipamentos/produtos e orçamento para aquisição; roteiro de acompanhamento para o gestor; vitrine de equipamentos / produtos / ambiente, para apresentação aos novos funcionários; proposta de treinamento/capacitação para o gestor; Externalização: divulgação da equipe a todos colaboradores via e-mail; Autoestima e valorização do profissional. Combinação: Aquisição de treinamento para a equipe sobre limpeza; Inclusão dos profissionais nos treinamentos oferecidos pela Funcamp; Orçamento de materiais e equipamentos; Roteiro para o Gestor. A valorização do profissional de Serviços Gerais depende de atitudes simples que podem ser um diferencial para a motivação da equipe. Para isso, a continuidade das atividades apresentadas, por meio do roteiro, para o gestor é essencial. Além disso, a Funcamp como um todo pode ajudar, considerando e respeitando essas pessoas que desenvolvem atividades de suma importância para a Fundação.

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Biografia do Autor

Gislene Perpetuo Gonçales, Universidade Estadual de Campinas

Secretária "ad hoc" - Coordenação de Pós Graduação da Faculdade de Educação, da Universidade Estadual de Campinas.

Ana Cláudia Della Torre, Universidade Estadual de Campinas

Funcamp/UNICAMP

Cristiane Aparecida Navarro Espelho Figueiredo, Universidade Estadual de Campinas

Funcamp/UNICAMP

Juliana Celente Pascuote, Universidade Estadual de Campinas

Funcamp/UNICAMP

Liane Carolina Bohn, Universidade Estadual de Campinas

Funcamp/UNICAMP

Maria Cristina da Costa Santos, Universidade Estadual de Campinas

Funcamp/UNICAMP

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Publicado

2016-05-17

Como Citar

GONÇALES, G. P.; DELLA TORRE, A. C.; FIGUEIREDO, C. A. N. E.; PASCUOTE, J. C.; BOHN, L. C.; SANTOS, M. C. da C. A valorização do profissional da área de serviços gerais. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 4–4, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i5.6988. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/6988. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 1 - Administração e Gestão