Banner Portal
O 1º encontro de gestores PAEPE da administração central
PDF

Palavras-chave

Gestão integrada
Integração administrativa
Modelo gestor

Como Citar

LINS, Edison Cardoso; SOUZA, Maria Aparecida Quina de; FERNANDES, Luiz Carlos; SILVA, Fábio Rodrigo Pinheiro da; LEITE, Adilton Dorival. O 1º encontro de gestores PAEPE da administração central: perspectivas. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 1, p. e02201015, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/18234. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: A integração de gestores tem forte relevância para as organizações. O campo da gestão administrativa da Unicamp tem, em seu histórico, participações importantes do segmento, hoje, denominado Profissionais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (PAEPE). A atual gestão na reitoria ampliou tal participação. Em vários órgãos houve a manutenção de PAEPE como dirigentes e houve ampliação para órgãos administrativos, anteriormente geridos por docentes. Gestores da DGRH, GGBS, SIC e GGBS observando esse movimento, entenderam ser viável juntar, inicialmente, os gestores dos órgãos mais diretamente vinculados à Administração Central, culminando na realização do 1º Encontro de Gestores PAEPE. Metodologia: Houve definição do escopo inicial do grupo e uma programação de estreia. Foram feitos os convites e a programação contemplou o resgate de experiências históricas. Assim foram convidados dois docentes cuja trajetória tem forte identidade com a caminhada dos funcionários na gestão administrativa da Unicamp. Os Professores Geraldo Giovanni, que foi Chefe de Gabinete e Diretor da DGA e da DGRH, e José Tadeu Jorge, Chefe de Gabinete, Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário e Reitor por dois mandatos. Os gestores Edna Coloma (DGA) e Orlando Furlan (DAC), in memoriam, foram as referências PAEPE para o 1º Encontro. Resultados: Vários gestores, na primeira edição que ocorreu em 2021, puderam falar das suas experiências e expectativas em um novo cenário na Unicamp. Troca de experiências e cases referenciais foram compartilhados entre os gestores presentes. Conceitos e desafios que se renovam e se ampliam, expostos na participação dos quatro convidados, docentes e não docentes, foram sendo absorvidos, validados e atualizados. Enfim foi alcançado o objetivo principal do encontro, já que houve integração, interação e identificação entre os gestores PAEPE. Outro ganho foi a aproximação e também a percepção da possibilidade de solução conjunta aos problemas e desafios institucionais, estabelecendo e fortalecendo os laços dessa importante categoria profissional. Conclusão: Realizar novas edições, em versão ampliada para gestores PAEPE de todas as unidades e órgãos, incluindo os órgãos da área da saúde e diretorias-executivas, irá consolidar o sentido da responsabilidade institucional que passa por funcionários de toda a Universidade, com a devida conexão e alinhamento aos gestores docentes.

PDF

Referências

ALCANTARA, Christian Mendez. Os princípios constitucionais da eficiência e eficácia da administração pública: estudo comparativo Brasil e Espanha. Constituição, economia e desenvolvimento: Revista da Academia Brasileira de Direito Constitucional. Curitiba, 2009, vol 1, n. 1, ago.-dez. p. 24-49. Disponível em: 6 set. 2022.

CHIAVENATO, Idalberto. Teoria neoclássica da administração. In: Introdução à teoria geral da administração. 8 ed. [S.l.]: Campus, 2011. Acesso em: 10 set. 2022.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Edison Cardoso Lins

Downloads

Não há dados estatísticos.