Banner Portal
Treinamento de aerossolterapia dosimetrada para equipe de enfermagem
PDF

Palavras-chave

Aerossolterapia
Aerossolterapia pediátrica
Ventilação mecânica
Terapia intensiva pediátrica

Como Citar

BARROS, Mariana Caselato Guimarães de; SOUZA, Diana Cristina de; MORAES, Erika Sana; PEREIRA, Elisandra de Oliveira Parada; BUENO, Giselli Cristina Villela; BLAU, Patrícia; FARIA, Keila Mara Ribeiro de. Treinamento de aerossolterapia dosimetrada para equipe de enfermagem: técnica de aplicação em pacientes pediátricos. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 2, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/18215. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Introdução: A população pediátrica possui via aérea de menor calibre, aumentando sua suscetibilidade a doenças do trato respiratório. Portanto, as crianças frequentemente necessitam da administração medicamentosa por via inalatória. A mesma acaba se tornando preferencial a outras vias, devido a ação local mais rápida e com menos efeitos adversos. Dentre os dispositivos mais utilizados nesta via, estão os aerossóis dosimetrados, juntamente com os espaçadores, que visam otimizar a deposição pulmonar dos fármacos. Objetivo: Diante deste cenário, foi realizado um treinamento para a equipe de enfermagem de uma unidade de terapia intensiva pediátrica e unidade de internação pediátrica de um hospital-escola, sobre a aplicação da aerossolterapia, com o objetivo de padronizar a técnica e minimizar falhas terapêuticas. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre o treinamento em serviço para a equipe de Enfermagem de uma unidade de terapia intensiva (UTI) pediátrica e unidade de internação pediátrica de um hospital-escola, no interior do Estado de São Paulo, sobre a técnica de administração de aerossolterapia dosimetrada. Resultados: A aerossolterapia é frequentemente utilizada na população pediátrica devido ao número elevado de afecções que acometem o trato respiratório. Porém sua eficácia depende diretamente da administração correta. Diante disso, foi realizado um treinamento para a equipe de enfermagem sobre a técnica de aplicação da aerossolterapia para pacientes pediátricos, englobando cuidados na administração, uso de dispositivos (espaçadores e conectores) e seu uso na criança em diferentes situações de oxigenioterapia (ventilação mecânica, não invasiva, cateteres de oxigênio). O treinamento foi realizado para equipe de enfermagem assistencial, como Enfermeiros e técnicos de enfermagem, com a participação de Fisioterapeutas dos setores de unidade de internação pediátrica e da UTI pediátrica. Foi realizado durante o horário de trabalho, com duração de aproximadamente 40 minutos e participação de 40 funcionários. Houve simulação da aerossolterapia dosimetrada em manequim de baixa fidelidade pediátrico, visando demonstrar a técnica correta de aplicação, verificação de medicação no frasco e esclarecimento de dúvidas relacionadas ao seu uso. Conclusão: O treinamento possibilitou a simulação da técnica correta da aplicação da aerossolterapia dosimetrada em pacientes pediátricos, a fim de padronizar o seu uso entre as equipes assistenciais e reduzir a ocorrência de falhas na terapêutica medicamentosa, além de proporcionar o esclarecimento de dúvidas. 

PDF

Referências

ASSOBRAFIR. Comunicação oficial. Posicionamento sobre a utilização de aerossolterapia no contexto da covid-19. 2020.

BERLINSKI, A. Pediatric Aerosol Therapy. Respir Care. 2017 Jun;62(6):662-677. doi: 10.4187/respcare.05298. PMID: 28546371.

CHONG-SILVA, D. C. et al. Guia prático de aerossolterapia na criança e no adolescente - Arq Asma Alerg Imunol - Vol. 4, N° 3, 2020.

MACCARI, J. G. et al. Terapia inalatória em ventilação mecânica. J Bras Pneumol. 2015;41(5):467-472.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Downloads

Não há dados estatísticos.