Banner Portal
Interlocuções da Biblioteca Prof. Joel Martins da FE/Unicamp com o Acampamento Marielle Vive!
PDF

Palavras-chave

Biblioteca universitária
Projetos de extensão
Projetos de biblioteca
Projetos de leitura

Como Citar

OLIVEIRA, Simone Lucas Gonçalves de. Interlocuções da Biblioteca Prof. Joel Martins da FE/Unicamp com o Acampamento Marielle Vive! trabalho de extensão em torno da construção de um projeto de biblioteca e de leitura no enfrentamento da crise educacional provocada pela covid-19. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 4, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/18210. Acesso em: 14 jun. 2024.

Resumo

Introdução: O Acampamento Marielle Vive! está situado em Valinhos é o maior do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra de São Paulo. No local, residem em torno de 450 famílias que se dedicam à agroecologia; lá, também residem aproximadamente 120 crianças. O distanciamento social e a suspensão das aulas presenciais devido à Covid tornaram ainda mais difícil a vida no Acampamento, especialmente para as crianças que, sem energia elétrica e com dificuldades de acesso aos dispositivos eletrônicos, sofreram grandes prejuízos em sua formação educacional. Objetivo: Diante dessa realidade, este projeto de extensão teve como objetivo construir um projeto de biblioteca e de leitura no Acampamento para amenizar os agravos causados pela pandemia. Metodologia: A metodologia adotada foi o relato de experiência. Foram realizadas rodas de conversas com o propósito de constituir um espaço de leitura que dialogasse com a realidade e os projetos da comunidade. Após a conclusão dos trabalhos de organização da biblioteca, foi oferecida uma breve formação tendo em vista a manutenção dos serviços, com base em critérios mínimos para registro, catalogação, organização dos livros e atividades de leitura. Fornecemos carimbos de identificação e de registro dos livros, como também materiais de papelaria para a continuidade dos trabalhos e de pinturas para a produção de artes em aquarela pelas crianças do Acampamento. Resultados: Como resultados, concluímos o projeto de organização da Biblioteca do Acampamento com a organização das suas coleções e oferecimento de formação para a manutenção dos serviços. Em relação à leitura, quinzenalmente, são realizadas as Cirandas com as crianças, em que educadores do Acampamento juntamente com parceiros externos promovem ações de entretenimento, formação e informação em diálogo com a realidade daquela comunidade. São leituras de livros, brincadeiras, oficinas, enfim, promoção de eventos que divertem a criançada. Sempre que tenho condições, busco participar, contribuir e interagir com aquela comunidade, não apenas no viés da doação do meu trabalho, mas sobretudo pelo espírito de fraternidade, cooperativismo e solidariedade que circunda aquele ambiente. Conclusão: Compreendo que as atividades de extensão, ancoradas no tripé institucional - ensino, pesquisa e extensão, devem ser incentivadas e protagonizadas pelas bibliotecas universitárias da Unicamp, especialmente pela razão essencial de existir: apoiar as atividades da instituição, mediando, socializando e democratizando o acesso à informação e ao conhecimento à comunidade universitária e à sociedade em geral. 

PDF

Referências

COLL, Liana. Setor de educação do acampamento e membros da Faculdade mantêm vínculo para acompanhamento educacional e organização de biblioteca. Jornal da Unicamp. 04 mar. 2022. Disponível em https://bityli.com/IZhFyQS.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Downloads

Não há dados estatísticos.