Resumo
Introdução: A traqueostomia destaca-se entre os procedimentos cirúrgicos mais comumente realizados em pacientes com insuficiência respiratória aguda, com período de intubação orotraqueal prolongada e que não conseguem ser desmamados da ventilação mecânica, após cirurgias de cabeça e obstruções das vias aéreas devido a tumores de cabeça e pescoço. A assistência a pessoas com traqueostomia requer um nível intenso de cuidado, treinamento de pessoal e recursos disponíveis, sendo difícil em ambientes com recursos limitados. Objetivo: Neste sentido, esforços para otimizar o treinamento de seus cuidadores são fundamentais em um planejamento de uma alta hospitalar segura. Por isso foi elaborado um material educativo para orientação de alta hospitalar da pessoa com traqueostomia e seus familiares. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo. Foi elaborado um material educativo para orientação de alta que contou com a participação de profissionais da enfermagem de vários setores do hospital (Núcleo de Estomaterapia, Enfermaria de neuroclínica e neurocirurgia). Para elaboração do material educativo foi realizada uma revisão da literatura atual sobre o tema. Após a elaboração do material o mesmo foi submetido a avaliação por um grupo de enfermeiras com notório saber na área de cuidados com traqueostomia e além disso foi avaliado por um familiar de uma pessoa com traqueostomia, em seguida foram realizadas alterações de acordo com as sugestões dos avaliadores. Para facilitar o entendimento dos cuidados com a cânula, um dos enfermeiros do grupo elaborou ilustrações educativas. Resultados: O material educativo é constituído por um livreto no tamanho A4, no formato paisagem, composto por 8 páginas, que contemplam as seguintes orientações: a definição de traqueostomia; os tipos de cânulas; a composição da cânula de traqueostomia metálica (cânula interna, intermediário e fio guia); procedimento para limpeza da cânula interna; procedimento para limpeza da cânula externa; cuidados com a pele; troca do cadarço; procedimento de aspiração traqueal; cuidados com alimentação; higiene do ambiente; e orientações gerais do dia a dia com traqueostomia como cuidados durante o banho, como se comunicar e cuidados ao sair de casa para proteção da cânula de traqueostomia, com linguagem acessivel, voltadas para o paciente e familia. Conclusão: Foi realizada a elaboração de um material educativo para orientação de alta hospitalar da pessoa com traqueostomia e seus familiares. Este está sendo utilizado como material educativo e de apoio para profissionais, pacientes e seus familiares na programação da alta segura.
Referências
BOLSEGA, T. J.; SOLE, M. L. Tracheostomy Care Practices in a Simulated Setting: An Exploratory Study. Clin Nurse Spec. 32(4):182-188, jul./ago. 2018.
FREEMAN, B. D. Tracheostomy Update. Critical Care Clinics, 33(2), 311–322. 2017.
SANDLER, M. L. et al. Improving Tracheostomy Care in Resource-Limited Settings. Ann Otol Rhinol Laryngol. 129(2):181-190, fev. 2020.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.