Banner Portal
Implantando boas práticas para redução de pneumonia associada à ventilação mecânica
PDF

Palavras-chave

Unidade de terapia intensiva
Cuidado de enfermagem
Pacote de assistência ao paciente

Como Citar

SILVA, Ana Lucia da et al. Implantando boas práticas para redução de pneumonia associada à ventilação mecânica. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 1, p. e02200997, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/18206. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Introdução: A pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) é uma importante infecção relacionada à assistência à saúde (IRAS) que acarreta aumento da mortalidade, dias de permanência na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e aumento dos custos hospitalares relacionados à sua ocorrência. Objetivos: capacitar a equipe multidisciplinar de uma unidade de terapia intensiva adulto do interior do estado de São Paulo sobre as medidas de prevenção de PAV; elucidar conceitos e estratégias de cada especialidade, rever processos de trabalho que impactam diretamente na prevenção de PAV; instituir o bundle de prevenção de PAV; promover a redução da incidência de PAV na UTI adulto a partir do treinamento e das práticas baseadas em evidências. Metodologia: A Estratégia utilizada foi a aprendizagem baseada em problemas, no período de 23 a 26 de maio de 2022 e teve público-alvo os enfermeiros, fisioterapeutas, médicos, técnicos de enfermagem, que atuam nas UTIs. Foram elaborados e enviados questionários via google forms (pré teste) com perguntas sobre conhecimentos gerais à prevenção de PAV, montado cenário com dinâmica de perguntas e respostas sim ou não, breve aula expositiva sobre o bundle de prevenção a PAV e desenvolvido e enviado formulários (pós teste). Resultados: Participação de 233 profissionais, sendo 39,2% técnicos de enfermagem, 21,1% enfermeiros, 20,6% fisioterapeutas, 10% residentes, 2,4 estagiários de enfermagem, 1,95 médicos, e 2,95 outros. Ao analisar as respostas dos formulários pré teste foi identificado que 41,9% relataram ter conhecimento sobre o tema, porém sem treinamento adequado para executá-lo; 40,3% referiram que a equipe multidisciplinar não aplica as medidas de prevenção diariamente e 96,8% manifestaram que a responsabilidade de prevenção a PAV é da equipe multidisciplinar. A dinâmica com a apresentações de problemáticas do dia a dia foi bem discutida e aprendizado nos grupos participantes, houve a implantação e orientação da técnica da higiene oral através um vídeo. Na análise dos formulários pós teste verificou-se o aprendizado desenvolvido com a temática, onde 91,4% das respostas foram apontadas que as dúvidas foram esclarecidas e 87,2% avaliaram se sentirem capazes de compartilhar os conhecimentos adquiridos. Conclusão: A metodologia utilizada teve impacto positivo nos profissionais participantes, tornando o objetivo alcançado, evidenciado nas respostas do formulário pós teste, com relatos de aprendizagem sobre o tema. Com a intenção de melhoria do cuidado e segurança do paciente na UTI, a adoção de estratégias de prevenção, colocando o paciente no centro das atenções e envolvimento da equipe multidisciplinar se torna imprescindível.

PDF

Referências

ALECRIM, Raimunda et al. Boas práticas na prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica. Acta Paulista de Enfermagem [online]. 2019, v. 32, n. 1 , pp. 11-17. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-0194201900003.Acesso: 15 jun. 2022.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. Brasília: Anvisa, 2017.

CARRILHO, Claudia et al. Pneumonia associada à ventilação mecânica em Unidade de Terapia Intensiva cirúrgica. Revista brasileira terapia intensiva. Rev. bras. ter. intensiva 18 (1), mar. 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-507X2006000100008. Acesso em: 15 jun. 2022.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Downloads

Não há dados estatísticos.