Banner Portal
Gestão estratégica de pessoas na FCM
PDF

Palavras-chave

Gestão estratégica
Desenvolvimento interpessoal
Gestão pública

Como Citar

DIAS, Salete Gobi Chiulle; OLIVEIRA, Francieli Lopes de; SANCHES, Fernana Fátima. Gestão estratégica de pessoas na FCM. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 3, p. e02200993, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/18202. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: O objetivo é criar um espaço no local de trabalho para o desenvolvimento interpessoal dos funcionários, com uma gestão de pessoas unificada e com espaços de convivência, isso surgiu como resposta aos apontamentos da comunidade local da FCM, no Planes de 2011-2016, especificamente no objetivo estratégico 01. Implementamos ações estratégias de gestão de pessoas com a participação massiva dos indivíduos lotados na FCM que possui 24 prédios descentralizados e neste contexto, o desafio maior é mobilizar os funcionários e propiciar um ambiente psicossocial saudável e o desenvolvimento técnico pessoal e interpessoal produtivo. Metodologia: Criamos os eventos Click Rosa e Azul, convidamos a comunidade por meio de e-mails com data, horário e local marcados, para uma fotografia em grupo, posteriormente publicada nas mídias da faculdade e sugerimos aos participantes que vestissem as cores correspondentes. Parte importante consistiu na parceria com o CECOM para realização de programas e grupos. Comemoração ao Dia do Funcionário Público, realizamos exposição de pôsteres, palestras, oficinas. Resultados: No primeiro encontro para o Click Rosa, tiveram dificuldade para encontrar o local, realizamos alguns ajustes para que no Click Azul tudo corresse bem. Como resultado, os funcionários se sentiram pertencentes à FCM e cada um deu sua contribuição, ouvindo o outro e entendendo o propósito dos encontros. Fizemos uma parceria com o CECOM e trouxemos programas e grupos de saúde para serem desenvolvidos exclusivamente à comunidade interna. Os funcionários foram estimulados a escrever um pôster para o SIMTEC, o que resultou em uma participação expressiva com a apresentação de 37 pôsteres, o que correspondeu à 12% do total apresentado no evento. Todos passaram a dar importância para a saúde, desenvolvimento pessoal e interpessoal, entendendo que a preparação técnica é investimento. Realizamos a exposição no Espaço das Artes a apresentação dos pôsteres para a comunidade, como finalização do evento com a homenagem aos funcionários, alusivo ao dia do Funcionário público, com oficinas onde a comunidade pode pôde interagir e aprender, palestras, apresentação musical, exposição dos materiais de confraternizações anteriores e uma apresentação musical do Roberto Teixeira Mendes, e a palestra “Motivação no ambiente de trabalho”, do Jamiro da S. Wanderley, ambos docentes desta faculdade. Conclusão: Todos identificaram a importância do investimento pessoal e na qualidade de vida no ambiente de trabalho, sem esperar que o outro tome a iniciativa, demonstrando que os encontros propostos foram bons. Os funcionários da FCM possuem alto nível de conhecimento, experiência técnica e muito para contribuir e conseguimos deixar essa atuação mais evidente com todos os espaços criados. Devemos nos atentar para esta demanda, estimulando os profissionais mais ativos e críticos para contribuir e participar.

PDF

Referências

FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS: Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Sobre. Disponível em: https://www.fcm.unicamp.br/fcm/. Acesso em: 13 ju. 2022.

FONSECA et al. "Autonomia para gestão estratégica de pessoas no setor público federal: perspectivas de análise e agenda de pesquisa". Rev. Adm. Pública 47 (6), dez. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rap/a/Cpn8mCycHHqwGCNfNxn8KCJ/?lang+ptformat+pdf. Acesso em: 24 ago. 2022.

SISTEMAS DE BIBLIOTECAS DA UNICAMP: Sistemas de bibliotecas da Unicamp. Página inicial. Disponível em: https://www.normasabnt.org/abnt-nbr-14724/. Acesso em: 26 jul. 2022.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Downloads

Não há dados estatísticos.