Banner Portal
Principais diagnósticos de enfermagem do NANDA-I do Ambulatório de Clínica Médica Especializada do HC-Unicamp
PDF

Palavras-chave

Diagnóstico de enfermagem
Enfermagem
Enfermagem no consultório
Assistência de enfermagem
Qualidade

Como Citar

REIS, Tereza Cristina Faustino dos; GÓES, Émerlyn Roberta de Sousa; STANCATO, Katia; SOUZA, Cilene Aparecida Alves de; OLIVIERI, Monique; FERREIRA, Paula Bersan; LACERDA, Renalda Pereira; MATIAS, Simone Regina Floriano; LIMA, Viviane Conceição de. Principais diagnósticos de enfermagem do NANDA-I do Ambulatório de Clínica Médica Especializada do HC-Unicamp. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 4, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/18201. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

Introdução: O Ambulatório de Clínica Médica Especializada do Hospital de Clínicas do HC atende em media cerca de 2.300 pacientes por mês. Condições como hanseníase, hipertensão arterial pulmonar, tuberculose, micobactéria, tromboembolismo pulmonar, lúpus e asma estão entre as doenças mais frequentes no atendimento realizado pela enfermeira. Nas consultas de enfermagem, é imprescindível a realização da Sistematização de Assistência de Enfermagem (SAE), que é um método de prestação de cuidados, para que toda prática e assistência profissional seja pautada no processo de enfermagem. Objetivo: Com o intuito de auxiliar nesta etapa, foi proposta como objetivo a elaboração de uma apostila com os principais DE, com base nas condições mais atendidas na unidade, baseado na taxonomia NANDA.

PDF

Referências

CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM. Resolução COFEN-358/2009. Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências [Internet]. Brasília: COFEN, 2009.

CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM. Resolução COFEN 308/06. Dispõe sobre a Regulamentação e Responsabilidades do Enfermeiro em Centros de Parto Normal e/ou Casas de Parto. Brasília (DF): COFEN, 2006.

HERDMAN, T. Diagnósticos de Enfermagem da NANDA Internacional. Diagnósticos de Enfermagem da NANDA Definições e classificação, 2015, 2017: 127-442.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Downloads

Não há dados estatísticos.