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Atividades de extensão do Herbário UEC
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Palavras-chave

Museu
Coleção científica
Extensão comunitária
Desenvolvimento do conhecimento

Como Citar

CORDI, Lívia; LIMA, Kamila Pinheiro de. Atividades de extensão do Herbário UEC: visitas e oficinas. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 2, p. e02200989, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/18198. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Introdução: O Herbário UEC é um museu que abriga a terceira maior coleção de plantas herborizadas do estado, sendo um importante centro de pesquisa e ensino localizado no Museu de Biodiversidade (MDBio) do Instituto de Biologia. Sendo um museu, o Herbário exerce papel como centro difusor da cultura científica, configurando-se como espaço promotor de atividades que propiciem o estreitamento da relação entre universidade e sociedade. Objetivo: Usando a coleção científica como espaço mediador entre universidade e sociedade, propusemos um projeto junto ao GGBS (Grupo Gestor de Benefícios Sociais) com objetivo de aliar a necessidade da conscientização pública quanto à importância dos museus e da biodiversidade vegetal, com foco na importância das universidades na produção do conhec imento científico e didático. Metodologia: As atividades desenvolvidas ocorreram entre agosto de 2017 e fevereiro de 2018. A equipe contou com a participação de graduandos e pós-graduandos do IB, funcionários do herbário e monitores do Museu Museu Exploratório de Ciências, totalizando 25 pessoas. Os agendamentos foram feitos tanto por telefone quanto pela página do herbário (http://www.ib.unicamp.br/herbario/visita_didatica). Os temas abordados foram: Palestra sobre Jardins Botânicos e Conservação; Visita ao herbário; Oficinas de coleta de materiais vegetais, coleta de dados das plantas com confecção e preenchimento de dados geográficos, Ecofisiologia, Oficina de Tintas Naturais, Prensagem e herborização com montagem de exsicatas, Anatomia Vegetal, Frutos e Sementes, Polinização, diversidade floral, Polinizadores e Citogenética. Resultados: A comunidade atendida apresentou realidade social, econômica e cultural bastante diversa, uma vez que o público-alvo foi de alunos entre 6 a 20 anos, provenientes de diferentes instituições de ensino (Graduação de Ciências Biológicas -UNICAMP, Graduação em Farmácia-UNIP, PRODECAD e Colégio Sérgio Porto). As oficinas foram desenvolvidas tanto no Instituto de Biologia quanto no Museu Exploratório de Ciências da UNICAMP, o que propiciou uma atividade em um sábado para toda a comunidade e fortaleceu uma parceria entre os museus, resultando no desenvolvimento de uma apostila para ser utilizada no desenvolvimento de novas oficinas, além de possibilitar a reprodução das atividades desenvolvidas nas escolas. No sábado, as atividades foram abertas para a comunidade e participaram pais e filhos, unindo diferentes faixas etárias. No total de 8 encontros, atingimos 377 pessoas visitantes. Observados interação entre todas as faixas etárias demonstrando que as atividades foram adequadas e despertaram o interesse do público. As oficinas foram diversificadas dependendo da faixa etária do visitante, contudo, as oficinas permanentes foram as de coleta de materiais vegetais, confecção e preenchimento de dados geográficos, prensagem e herborização com montagem de exsicatas. Conclusão: Por meio de atividades científico-culturais, o projeto visou a conscientização dos participantes quanto à importância do desenvolvimento da pesquisa dentro das universidades e da conservação da biodiversidade. Sua execução promoveu o fortalecimento do herbário como espaço propício para a realização de atividades de extensão, abordando temas para diferentes faixas etárias, o que resultou numa maior aprendizagem e auxiliou na adequação do material didático utilizado, e assim, conseguimos atingir um maior público. Os participantes- monitores receberam certificados como fator motivacional.

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