Banner Portal
Grupos de trabalho
PDF

Palavras-chave

Lideranças gestoras e técnicas
Diversidade profissional
Inclusão
Capacitação
Aprimoramento
Questões geracionais

Como Citar

LINS, E. C. Grupos de trabalho: ações participativas da Educorp, objetivos e resultados. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 1, p. e02200988, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/18197. Acesso em: 27 fev. 2024.

Resumo

Introdução: Conforme previsto no seu Programa de Gestão, a atual gestão na reitoria estabeleceu como diretrizes para a Educorp, expandir a oferta de cursos para todos os segmentos que compõem o conjunto de profissionais da Unicamp. E também que houvesse uma maior aproximação da escola com a comunidade. Objetivo: Para alcançar tais metas a opção foi, de parte da CGU, estrutura a qual a Educorp se reporta, designar GT´'s (Grupos de Trabalhos) temáticos, em pelo menos três campos onde atuam segmentos profissionais da universidade. Metodologia: Houve implantação de três GT´'s para avaliar e propor encaminhamentos, a saber: Grupo para avaliar a atual situação de formação e de aprimoramento para gestores administrativos, inclusive docentes. Um outro GT está avaliando demandas formativas das áreas técnicas e um terceiro GT, destinado a organizar e ampliar a demanda para formações da área da saúde. Resultados: Os GT´s enumerados estão avançando em seus trabalhos. Um primeiro relatório a ser entregue à CGU é o que trata sobre Programa Gerencial. O passo inicial foi rever aspectos do PDG - Programa de Desenvolvimento Gerencial, ação pioneira que passou por descontinuidade. Desde 2019 há uma Trilha de Liderança em parceria com o Senac que mostra-se pertinentes em alguns temas. No entanto há uma parte, em aberto, que refere-se às tratativas que requerem conhecimento mais efetivo do ambiente interno, no que o PDG respondeu de forma inovadora. As propostas a serem implantadas, no tema em pauta, serão encaminhadas em parceria envolvendo a DGRH e a EDUCORP. Os dois outros GT´s, mais recentes, mas com os objetivos de ampliar e inovar estão em andamento e também apresentarão relatórios. Conclusão: Os GT´s contam com participação representativa significativa. Saúde - todos os órgãos estão representados. O GT para lideranças administrativas conta com experiência de quem organizou o PDG e funcionários de diversas áreas. Vários temas, agora mais presentes nas relações sociais e institucionais, com a convivência geracional, estão em pauta com importantes contribuições. O GT áreas técnicas levantou a necessidade de fazer avançar espaços para profissionais que atuam em ações projetos acadêmicos e de pesquisas nas unidades de ensino. Resultados já importantes.

PDF

Referências

Contextualização - Desenvolvimento de Lideranças - 2019-vf - Criando valor público - Mark Moore - especialista em administração pública - Roteiro da criação e dos resultados do PDG Unicamp

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Downloads

Não há dados estatísticos.