Banner Portal
Planejamento e operacionalização da campanha de imunização contra a Covid-19 realizados para a comunidade interna da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) pelo Centro de Saúde da Comunidade (CECOM)
PDF

Palavras-chave

Covid-19
Vacinação
Cobertura vacinal

Como Citar

GUERREIRO , Inajara de Cassia et al. Planejamento e operacionalização da campanha de imunização contra a Covid-19 realizados para a comunidade interna da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) pelo Centro de Saúde da Comunidade (CECOM). Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 4, p. e0220945, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/18177. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: Em janeiro de 2021, quando o Governo do Estado de São Paulo lançou o plano Estadual de Imunização contra a covid-19, o Centro de Saúde da Comunidade (CECOM) - órgão responsável pelo planejamento e execução das ações de promoção, prevenção, assistência e reabilitação da saúde, direcionadas à comunidade interna da Unicamp - elaborou o plano de operacionalização da vacinação contra covid-19 na comunidade Unicamp e iniciou a vacinação em 19/01/2021. Este trabalho tem como objetivo descrever as ações e estratégias executadas pelo CECOM para a operacionalização da vacinação contra covid-19 na Unicamp e os resultados alcançado. Metodologia: Estudo descritivo, documental e transversal que incluiu a elaboração do plano operacional de imunização contra a COVID-19 do CECOM, em consonância com os planos de imunização federais, estaduais e em parceria com a Secretaria de Saúde de Campinas. As informações sobre a vacinação foram extraídas do banco de dados da área de Tecnologia da Informação do CECOM, no período de 19/01/2021 até 31/08/2022. Resultados: O plano operacional foi elaborado em diversos eixos: capacitação das equipes, organização de recursos humanos e materiais, controle de rede de frios, divulgação em canais de comunicação e vacinação do público alvo da campanha, com atualização contínua, estabelecendo estratégias de forma a ofertar um maior número de doses e facilitar o acesso da comunidade à vacinação. As primeiras doses foram aplicadas em 19/01/2021 em trabalhadores da linha de frente, envolvidos diretamente na atenção/referência de casos suspeitos e confirmados de covid-19. A Unicamp criou um GT para definição dos critérios elegíveis e prioritários, dentre os trabalhadores da saúde, para vacinação, e em consonância com as recomendações estaduais e municipais. Na sequência, o público-alvo foi ampliado, abrangendo outros grupos prioritários e posteriormente estendido para toda comunidade Unicamp. Até 31/08/2022 foram aplicadas pelo CECOM 28158 doses (6360 primeira dose, 6241 segunda dose e 15557 doses adicionais. De acordo com informação do Escritório de Dados Institucionais e Suporte à Decisão da Unicamp, até 20/08/2022 dos 8.752 servidores UNICAMP e 37.820 alunos matriculados, a cobertura vacinal com pelo menos duas doses da vacina contra COVID-19 é de 94,5% e 98%, respectivamente. Conclusão: Considerando que grande parte da comunidade Unicamp foi vacinada pelo CECOM, principalmente entre os servidores, o plano de imunização contra COVID-19 teve relevante contribuição para a cobertura vacinal. A normativa com exigência da apresentação da comprovação vacinal para o retorno às atividades presenciais na Universidade, contribuiu para aumentar a taxa de cobertura vacinal. O CECOM permanece em vacinação contínua, no intuito de intensificar as ações de enfrentamento da pandemia COVID-19.

PDF

Referências

Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise em Saúde e Doenças não Transmissíveis. Guia de vigilância epidemiológica Brasil. Emergência de saúde pública de Importância nacional pela Doença pelo coronavírus 2019 - covid-19 [recurso eletrônico]

Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. - Brasília : Ministério da Saúde, 2021.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Inajara de Cassia Guerreiro

Downloads

Não há dados estatísticos.