Banner Portal
Utilização do aplicativo educasaúde como estratégia para vigilância dos casos e possíveis surtos de Covid-19 na Unicamp
PDF

Palavras-chave

Covid-19
Vigilância em saúde
Informática em saúde

Como Citar

GUERREIRO, Inajara de Cassia et al. Utilização do aplicativo educasaúde como estratégia para vigilância dos casos e possíveis surtos de Covid-19 na Unicamp. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 4, p. e0220943, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/18175. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: A covid-19 é uma infecção respiratória aguda, de alta transmissibilidade e de distribuição global. Descoberta em Wuhan/China, em 12/2019, foi declarada como doença de transmissão comunitária no Brasil em 20/03/2020. Diversas estratégias foram implementadas na Unicamp com o intuito de diminuir a transmissão do vírus. Uma das estratégias foi a criação do aplicativo EducaSaúde, que veio para complementar as medidas de vigilância epidemiológica da covid-19, monitorando em tempo real a ocorrência de casos e surtos. O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados obtidos através do preenchimento do aplicativo pela comunidade universitária e descrever os fluxos e estratégias adotadas pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE) do CECOM para o atendimento e acompanhamento dos casos. Metodologia: Estudo descritivo, documental e transversal que inclui a customização da ferramenta EducaSaúde, a elaboração do fluxo para o atendimento e acompanhamento das respostas do aplicativo, e a criação de cartilha para orientação da equipe de atendimento. Os dados apresentados foram extraídos do banco de dados da área de Tecnologia da Informação do CECOM e de planilhas de acompanhamento do NVE. Resultados: Todos os membros da comunidade universitária foram incentivados a preencher o aplicativo EducaSaúde antes de iniciar suas atividades de trabalho ou estudo. A ferramenta foi customizada pela equipe do NVE/CECOM para que as respostas efetuadas durante o preenchimento pudessem ser classificadas como sintomáticos, assintomáticos ou contactantes de covid-19, e assim facilitar o monitoramento de casos e surtos na Unicamp. Também foi criado protocolo para padronizar as orientações e condutas dos profissionais do CECOM direcionados para o apoio aos usuários pela ferramenta. Desde a implantação em 05/09/2021 até o dia 21/08/2022 o aplicativo EducaSaúde recebeu 32.146 respostas, 55% preenchidas por funcionários e 44% por alunos. 77,6% dos usuários estavam assintomáticos, e portanto aptos para as atividades presenciais; 21% apresentavam sintomas sugestivos de covid-19; e 1,4% tiveram contato com caso positivo da doença. Realizou-se busca ativa dos usuários que apresentavam sintomas sugestivos de covid-19, e através de contato telefônico os mesmos foram orientados a não comparecer a atividades presenciais e a procurar atendimento médico no CECOM ou em outro serviço de saúde. Os contatos de casos positivos foram orientados, afastados das atividades presenciais ou testados, conforme protocolo. Conclusão: O incentivo ao preenchimento diário do EducaSaúde justifica a alta porcentagem de usuários assintomáticos. O aplicativo, em conjunto com a testagem em massa e com as medidas sanitárias recomendadas para a prevenção da covid-19, constituiu estratégia crucial para reduzir a transmissão do coronavírus na Unicamp.

PDF

Referências

Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise em Saúde e Doenças não Transmissíveis. Guia de vigilância epidemiológica Brasil. Emergência de saúde pública de Importância nacional pela Doença pelo coronavírus 2019 – covid-19 [recurso eletrônico] /

Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2021. Unicamp. Protocolos Rápidos de Orientação - Área de Saúde. Retirado de https://www.unicamp.br/unicamp/cartilha-covid-19/protocolos-rapidos-de-orientacao-pros-publico-geral. Acesso em 27/08/2022. Unicamp.

Protocolos Rápidos de Orientação - Público Geral. Retirado de https://www.unicamp.br/unicamp/cartilha-covid-19/protocolos-rapidos-de-orientacao-pros-publico-geral. Acesso em 27/08/2022.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Inajara de Cassia Guerreiro

Downloads

Não há dados estatísticos.