Banner Portal
Programa transformação de conflitos
PDF

Palavras-chave

Transformação de conflito
Prevenção a prática abusiva
Monitoramento
Denúncia de assédio moral

Como Citar

BATISTA, Luciana Cristina; FARIA, Terezinha Lima. Programa transformação de conflitos. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 3, p. e0220938, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/18169. Acesso em: 15 jul. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: As mudanças atuais favoreceram ambientes de trabalho inóspitos com relações tensas, insubordinação, fofocas e violências. A DGRH/CRIAT atenta a isto, quer estimular os profissionais a enxergar as diversas facetas das situações conflituosas com o Programa Transformação de Conflitos. John Lederach (2012) afirma "o método da transformação intervém de forma a produzir abordagens que minimizem os efeitos disfuncionais da comunicação e valorizem a compreensão mútua, trabalhando o contexto e os padrões dos relacionamentos que geraram o problema. Isso nos torna conscientes de nossas capacidades e nos prepara positivamente para lidarmos melhor com os problemas futuros". O objetivo é divulgar o Programa, que envolve Prevenção, Monitoramento e Acolhimento à Denúncia de Assédio Moral. Metodologia: Transformação de conflitos proposta por John Paul Lederach; pressupostos da Abordagem Centrada na Pessoa do psicólogo Carl Rogers; estudos da pesquisadora e psicanalista Marie-France Hirigoyen sobre Assédio Moral; e documentos da Unicamp: Termo de Ajuste de Conduta - TAC n° 303.2015 e Instrução Normativa DGRH n° 002/2016. Resultados: No ano de 2022 foram realizados: - Workshop e Palestra sobre Assédio Moral no Trabalho: participação de 150 profissionais. - 03 processos de Mediação com Acordo: um dos processos já concluído e dois em andamento. - Monitoramento do ambiente laboral: o diagnóstico contou com participação de 53 profissionais em dois Órgãos/Unidades. - Acolhimento às Denúncias de Assédio Moral: envolveu Escutas Qualificadas de 13 profissionais. - Orientações a 51 profissionais (gestores e funcionários) em um ou mais atendimentos. Observa-se: - Redução de denúncias de Assédio Moral protocoladas na DGRH/CRIAT. - Aumento de interesse na Conciliação e Mediação como alternativa pacífica para resolução de conflitos. - Compreensão das características do Assédio Moral e dos Conflitos. - Aumento de demanda das Unidades/Órgãos para Orientações, Assessoria e Diagnóstico do Ambiente Laboral. Conclusão: O Programa Transformação de Conflitos da DGRH/CRIAT contribui para a formação de ambientes harmoniosos e produtivos na Unicamp, onde prevaleçam respeito, diálogo e cooperação nas interações humanas. Atende ao disposto no TAC 303.2015 e no Planejamento Estratégico UNICAMP 2021-2025, que destaca a necessidade de empreender esforços para que a Universidade seja cada vez mais diversa, inclusiva e aderente aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs).

PDF

Referências

DIRETORIA GERAL DE RECURSOS HUMANOS/DGRH. TAC 303.2015. Disponível em https://www.dgrh.unicamp.br/noticias/documentos/instrucoes-normativas/anexos/instrnorm_0032015_tac3032015_assedio_moral.pdf. DIRETORIA GERAL DE RECURSOS HUMANOS/DGRH. Instrução Normativa DGRH 002/2016. Disponível em https://www.dgrh.unicamp.br/documentos/instrucoes-normativas/instrucoes-normativas-dgrh-2016/instrucao-normativa-dgrh-no-002-2016.

HIRIGOYEN, Marie-France. Mal-Estar no Trabalho - Redefinindo o Assédio Moral. RJ: Bertrand Brasil, 2001. LEDERACH, John P. Transformação de Conflitos. SP: Palas Athena, 2012.

PLANES UNICAMP 2021-2025. Disponível em https://www.geplanes.cgu.unicamp.br/geplanes/static/planes/Planes_2021_2025.pdf. ROGERS, Carl R. Um jeito de Ser. SP: Martins Fontes, 1986.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Luciana Cristina Batista

Downloads

Não há dados estatísticos.