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Elaboração e implementação de um calendário editorial de conteúdo estratégico junto à produção de conteúdos digitais em mídias sociais do centro de integração, documentação
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Palavras-chave

Marketing de conteúdo
Mídias sociais
Calendário editorial
Linha editorial
Conteúdo estratégico

Como Citar

SILVA, Cleyton Carlos Torres Ferreira da. Elaboração e implementação de um calendário editorial de conteúdo estratégico junto à produção de conteúdos digitais em mídias sociais do centro de integração, documentação. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 1, p. e0220937, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/18168. Acesso em: 19 maio. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: O presente trabalho apresenta os elementos básicos utilizados para o desenvolvimento e implementação da ferramenta "Calendário editorial de conteúdo estratégico", processo fundamental na integração das estratégias comunicacionais do Centro em questão. O trabalho instituiu modelos de framework de elaboração própria, bem como trouxe normas para sua utilização e constante modernização operacional e estratégica, além do desenvolvimento e implementação de linhas editoriais autorais. O objetivo da ferramenta visava dinamismo e atualização constante, além do fácil acesso daqueles relacionados aos processos comunicacionais da Unidade. A ferramenta tinha como objetivo central fomentar e padronizar o processo de publicação de conteúdo digital do Centro, em consonância com o marketing de conteúdo. Metodologia: O principal ponto a ser trabalhado neste processo foi o de construir uma ferramenta ágil e dinâmica que fosse capaz de implementar melhorias a nível operacional e estratégico dos processos comunicacionais que possuíssem como foco de trabalho a produção temática de conteúdo digital. Com base na plataforma Google Sheets, a ferramenta desenvolvida passou a se constituir como um importante suporte em constante evolução, já que atualmente se encontra em seu framework número 4, o que possibilita adequar seu modelo às necessidade da Unidade. A constante atualização e melhoria dos modelos desenvolvidos pela própria Unidade, além da revisitação constante das linhas editoriais já implementadas, formam escopo metodológico fundamental para que a ferramenta seja aplicada em outras Unidade e setores. Resultados: O desenvolvimento e a implementação de um calendário editorial possibilitou que ações comunicacionais fossem desenvolvidas de maneira mais clara quanto aos parâmetros estratégicos e de forma mais prática quanto à operacionalidade dos processos. A instituição de um modelo próprio de framework possibilitou que o mesmo seja configurado e adaptado para com as particularidades dos processos comunicacionais da Unidade, porém não impossibilitando que o modelo seja facilmente adaptado a outros setores. Com a utilização da ferramenta "Calendário editorial de conteúdo estratégico" objetivou-se evitar conflitos operacionais nos processos comunicacionais, além de instituir uma cultura de adiantamento editorial com foco na maximização das estratégias elaboradas internamente. Praticidade e padronização são alguns dos ganhos atingidos com a instituição normativa da ferramenta "Calendário editorial de conteúdo estratégico". Observou-se que estratégias de processos comunicacionais passaram a ser desenvolvidas de maneira mais ampla e clara, inclusive com adiantamento adequado e oportuno de datas, eventos e circunstâncias, possibilitando sobretudo a minimização de fatores negativos na estruturação das tarefas envolvendo direta ou indiretamente a comunicação da Unidade. Conclusão: As atividades de comunicação desenvolvidas no Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp com base no uso diário e sistêmico de um "Calendário editorial de conteúdo estratégico" possibilitaram que as execuções fossem desempenhadas de modo mais preciso e objetivo, sobretudo com previsibilidade significativa para que os conteúdos fossem desenvolvidos com importante margem, trazendo mais agilidade aos processos comunicacionais e minimizando ruídos de comunicação, tanto externos quanto internos, criando um cenário fértil para o desenvolvimento de novas estratégias.

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Referências

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Copyright (c) 2023 Cleyton Carlos Torres Ferreira da Silva

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