Banner Portal
Tecendo saberes
PDF

Palavras-chave

Conhecimento
Medicacao segura
Albumina
Enfermagem
Comunicação

Como Citar

REIS, Isabella dos Santos. Tecendo saberes. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 3, p. e02200973, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/18160. Acesso em: 18 jul. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: O Hospital da Clinicas da Unicamp é um campo de compartilhamento de conhecimento. Tendo em vista essa visão, e observando a necessidade de encorajar a equipe de enfermagem a buscar e transferir essa sapiência medicamentosa, implementamos os projeto " Tecendo Saberes". A terapia medicamentosa é responsabilidade majoritária da enfermagem, conectar todos com a finalidade de sanar dúvidas e compartilhar experiências promove um ambiente favorável ao crescimento profissional e humano. Implantar um projeto educativo para estimular a equipe a manter os estudos sobre medicamentos utilizados na unidade, foi o propósito almejado. Metodologia: Estudo do tipo relato de experiência. Levantou-se os temas para serem estudados e elencou-se a albumina. Para a elaboração do estudo consultou-se a bula do medicamento, artigos científicos e o protocolo da instituição. Elaborou-se uma apresentação utilizando impressão do conteúdos a qual foi apresentado em uma reunião breve durante o plantão. Um cronograma anual foi elaborado para outros temas e seria disponibilizado um formulário com Qrcode para avaliação/satisfação dos participantes e sugestão para outros temas. As reuniões para estudo e pesquisa ocorriam na Biblioteca de Medicina e também através de reuniões online pela plataforma Google Meet. Resultados: Com a implantação do projeto foram realizados alguns encontros e os temas abordado foram a albumina e a anfoterecina. Relataram motivação para estudos contínuos sobre os medicamentos administrados diariamente na enfermaria, segurança e administração segura. Além desse estímulo a comunicação entre a equipe tornou-se presente e acolhedora. Observou-se que os profissionais envolvidos para estudar e apresentar a atividade se sentiram mais empoderados e seguros para administração do medicamento albumina. O projeto incentivou os profissionais a manterem uma educação permanente e possibilitou compartilhar os conhecimentos adquiridos com seus pares. Essa ação gerou admiração e respeito mútuo, além de propiciar um ambiente de crescimento profissional e mais estimulante. Conclusão: A estratégia de implementação de um projeto educativo com educação permanente sobre medicamentos na unidade foi satisfatório e possibilitou o desenvolvimento profissional para que os funcionários possam realizar a administração de medicamentos com segurança e conhecimento, além de possibilitar uma maior interação entre eles.

PDF

Referências

Bula da albumina humana Contribuição da Farmácia na prescrição e uso racional de Albumina Humana em Hospital Israelita Albert Einstein – São Paulo – Brasil Diretrizes para o uso da albumina - ANVISA - RESOLUÇÃO-RDC Nº 115, DE 10 DE MAIO DE 2004 .

Avaliação do uso de albumina humana em hospital do Rio de Janeiro, Brasil Evaluation of human albumin use in a Brazilian hospital - Scielo, Brasil 2005.

Protocolo institucional de armazenamento e administração da albumina humana - Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 https://creativecommons.org/licenses/by/4.0

Downloads

Não há dados estatísticos.