Banner Portal
Administração segura de medicamentos em terapia intensiva
PDF

Palavras-chave

Treinamento por simulação
Segurança do paciente
Unidades de terapia intensiva pediátrica

Como Citar

MORAES, Erika Sana; SOUZA, Fernanda Gomes de; CARDELLI, Sabrina Marin; IFANGER, Ana Beatriz Zampieri; PEREIRA, Elisandra de Oliveira Parada; BUENO, Giselli Cristina Villela; ALVES, Daniela Fernanda dos Santos. Administração segura de medicamentos em terapia intensiva: Simulação em SITU. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 2, p. e02200972, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/18159. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: A simulação é uma metodologia de treinamento que replica experiências reais por meio de experiências guiadas e, tem sido amplamente utilizada como estratégia de treinamento no cuidado à saúde. Na simulação, os profissionais podem desenvolver habilidades técnicas e não técnicas, como conhecimento, comunicação, atitude e trabalho em equipe. A simulação in situ, é a aplicação do cenário simulado no local onde a prática assistencial é desenvolvida. Dessa forma, o objetivo deste estudo é relatar a experiência com a aplicação da simulação in situ como estratégia de treinamento da equipe de enfermagem na administração segura de medicamentos. Metodologia: Trata-se de relato de experiência, em que se aplicou os conceitos da simulação in situ, para o treinamento dos profissionais de enfermagem na administração de medicamentos em unidade de terapia intensiva (UTI) pediátrica. O cenário foi construído de acordo com o modelo Jeffries Simulation Framework, com cinco componentes - objetivos, fidelidade, resolução do problema, suporte ao estudante e debriefing. O intuito do cenário foi treinar a equipe quanto a administração segura de medicamentos, com ênfase na prevenção e controle sistemático de danos que possam ser causados às crianças durante a assistência de enfermagem na UTI pediátrica. Foram trabalhados também os mecanismos de barreira para a prevenção de erros na administração de medicamentos. Resultados: O cenário foi desenvolvido com manequins de baixa fidelidade, contou com a participação de docentes e enfermeiros assistenciais (facilitadores), residentes de enfermagem e estudantes de graduação (role play) e foi conduzido em um dos quartos da unidade de terapia intensiva pediátrica. O cenário de simulação foi desenvolvido durante quatro dias, totalizando 12 sessões, com duração média de 45 minutos, onde 51 profissionais de enfermagem tiveram a oportunidade de refletir sobre as estratégias de prevenção de erros durante o processo de administração de medicamentos, bem como discutir sobre os principais mecanismos de barreira para a ocorrência de eventos adversos. Além do nome, o número do leito é uma das principais estratégias utilizadas pelos profissionais para identificar a criança ou adolescente durante o processo de administração de medicamentos e pode comprometer a segurança do paciente. Conclusão: A simulação in situ é uma das estratégias para o treinamento de profissionais de enfermagem na administração de medicamentos em unidades de terapia intensiva pediátrica. O treinamento evidenciou a necessidade de provocar mudanças na cultura de segurança da unidade, na qual a maioria dos profissionais utiliza o número do leito do paciente como um dos identificadores do paciente no processo de administração de medicamentos.

PDF

Referências

Boostel R, Bortolato-Major C, Silva NO, Vilarinho JOV, Fontoura ACOB, Felix JVC. Contribuições da simulação clínica versus prática convencional em laboratório de enfermagem na primeira experiência clínica. Esc Anna Nery [Internet]. 2021; 25(3):e20200301. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2020-0301.

Cowperthwait A. Jeffries Simulation Framework for Simulated Participant Methodology. Clinical Simulation in Nursing. 2020;42:12-21 https://doi.org/10.1016/j.ecns.2019.12.009

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 https://creativecommons.org/licenses/by/4.0

Downloads

Não há dados estatísticos.