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Microrefrigeração fotovoltaica
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Palavras-chave

Sustentabilidade
Energia fotovoltaica
Parcerias formativas

Como Citar

LINS, Edison Cardoso. Microrefrigeração fotovoltaica: Os resultados da parceria EDUCORP/CEMEQ/SENAI. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 3, p. e02200971, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/18149. Acesso em: 3 maio. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: A economia de custos e os impactos positivos em aspectos socioambientais que decorrem do uso da energia fotovoltaica, energia renovável, são fatores a serem fortemente considerados. Muito pertinente então que a direção e a equipe técnica do Cemeq tenham procurado a Educorp para capacitação nesse tópico. A solicitação ocorreu ainda sob a pandemia. Ainda assim iniciou-se contato com possíveis fornecedores. E ter como parceiro o SENAI foi se confirmando como o mais adequado, tanto do ponto de vista da qualidade na formação, como em termos de investimento financeiro de um sistema amplamente favorável pelo clima brasileiro. Metodologia: A Educorp recebeu a demanda. Inserida na diretriz de gestão para expansão de cursos para segmentos técnicos. Para atender houve pesquisa e avaliação, em aspectos de eficiência no objetivo e o custo. Planilha comparativa foi desenvolvida com o apoio da área técnica do Cemeq. Resultados: Foi constituída uma equipe técnica que se deslocou para uma unidade do Senai em município próximo à Campinas, aos sábados. Houve a formação da primeira turma. Os capacitados podem agora aplicar de forma atualizada a energia fotovoltaica e poderão , via Educorp, multiplicar os conhecimentos adquiridos ou atualizados. O curso, que poderá ser replicado pelos próprios técnicos participantes para outros profissionais da Unicamp, além de capacitar, também resultou em integração técnica da equipe com o apoio das lideranças administrativas. Ressalte-se ainda que o aprimoramento em um sistema energético sustentável e renovável, responde aos desafios da sustentabilidade e resulta em reforçar o quadro técnico de instrutores da Educorp. Conclusão: Importante criar canais para captar e solucionar demandas formativas e formadoras. E assim haver, na universidade, o uso de recursos sustentáveis e criar canais de repasses de tecnologias para os técnicos da universidade. Aponta também para a busca de conexão com áreas internas de pesquisas que existem em unidades de ensino e de pesquisa da Universidade, com protagonismo de pesquisa no campo fotovoltaico.

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Referências

PEREIRA, F.; OLIVEIRA, M. Curso técnico instalador de energia solar fotovoltaica. Porto: Publindústria, 2011.

VILLALVA, M.; GAZOLI, J. Energia solar fotovoltaica: conceitos e aplicações. São Paulo: Erica, 2012

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