Banner Portal
Desenvolvimento de algoritmo da inteligência artificial para predição de desligamento de funcionários
PDF

Palavras-chave

Inteligência artificial
Machine learning
Ciência de dados
Rh
Desligamento de pessoal

Como Citar

ALMEIDA, Carlos Caetano de; CONTESSOTO, Bruno Bunheroto; IWASHIMA, Fábio Seiji Sakai. Desenvolvimento de algoritmo da inteligência artificial para predição de desligamento de funcionários: DESENVOLVIMENTO DE ALGORITMO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA PREDIÇÃO DE DESLIGAMENTO DE FUNCIONÁRIOS. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 1, p. e02200963, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/18146. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Introdução: O rotatividade de pessoal é um aspecto importante no ambiente empresarial, pois empresas precisam tanto contratar novas pessoas a fim de manter as equipes com ideias e pensamentos diferentes ou externos, quanto desligar funcionários que se tornaram desqualificados com o passar do tempo, inadequados ao ambiente da empresa ou simplesmente muito caros para a empresa. Há alguns indicativos quando um funcionário irá se demitir, mas o que será abordado será o desgaste dos funcionários, que é o deterioramento de sua relação com a empresa. O objetivo deste trabalho acadêmico é desenvolver uma IA que possa atuar em cenários empresariais para detectar e possivelmente prevenir o desligamento de um funcionário, assim reduzindo custos para a empresa e evitando a perda de capital intelectual. Metodologia: O tipo de pesquisa utilizada no presente resumo foi descritiva no sentido que utiliza conhecimento já disponível na internet, mas os aplica de forma prática. A coleta de dados foi feita através da plataforma Kaggle com uma abordagem quali-quantitativa, pois os dados serão relacionados para interpretação, o que influenciará no modelo de aprendizagem de máquina escolhido. Os dados foram analisados utilizando gráficos e tabelas de correlação para identificar padrões e o relacionamento entre as informações. Resultados: Após seguir as etapas de desenvolvimento da IA, como limpeza dos dados, pré-processamento, treinamento do algoritmo escolhido e predição, as métricas obtidas foram: Floresta randômica: Erro Absoluto médio: 13,94% Erro quadrático médio: 13,94% Raiz do erro médio quadrático: 37,34% R2: 86,05% Gradient Boosting Erro Absoluto médio: 13,94% Erro quadrático médio: 13,94% Raiz do erro médio quadrático: 37,34% R2: 86,05% Regressão Ridge Erro Absoluto médio: 24,24% Erro quadrático médio: 12,27% Raiz do erro médio quadrático: 35,03% R2: 8,60% É possível perceber que a floresta randômica obteve os melhores resultados e erros comparados com as outras opções. Por exemplo, o R2 da floresta é 86,05% e da regressão Ridge 8,60%, sendo uma grande diferença. Conclusão: Dentre os algoritmos, a floresta randômica obteve a maior acurácia, ou seja, pessoas que trabalham após o período, solteiras, com cargos de nível hierárquico baixo são mais propensas a pedir demissão. Por fim, o que causou uma menor acurácia dos algoritmos de aprendizado de máquina utilizados foi o número de atributos e o tamanho do dataset, que precisava ser bem maior para que o treinamento da inteligência artificial fosse efetivo.

PDF

Referências

GÉRON, Aurélien. Mãos à Obra: Aprendizado de Máquina com Scikit-Learn & TensorFlow. Alta Books, 2019. HOLTOM, Brooks; ALLEN, David. Better Ways to Predict Who’s Going to Quit. Harvard Business Review, 16 ago. 2019. Disponível em:

<https://hbr.org/2019/08/better-ways-to-predict-whos-going-to-quit?ab=hero-subleft-1>. Acesso em: 2 set. 2022. ZACH.

Ridge Regression in Python (Step-by-Step). Statology, 12 nov. 2020. <https://www.statology.org/ridge-regression-in-python/>. Acesso em: 10

set. 2022.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 https://creativecommons.org/licenses/by/4.0

Downloads

Não há dados estatísticos.