Banner Portal
Memórias, histórias e fazeres
PDF

Palavras-chave

Prodecad
Pesquisa
Memórias
Crianças
Maquete

Como Citar

STAMPONI , M. A. da S. Memórias, histórias e fazeres: o prodecadinho. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 3, p. e0220911, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/18123. Acesso em: 29 fev. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: O projeto Prodecadinho acontece na Turma do Flicts (Prodecad- DEdIC/ 2022) com crianças entre 6 e 11 anos. Da construção da maquete Prodecad iniciou-se uma pesquisa a respeito da instituição. As crianças conheceram histórias e memórias dos lugares e das pessoas criando uma rede de diálogos que se desdobraram em eventos esperados e inesperados. Experimentaram alguns procedimentos de pesquisas e suas estratégias. E inventaram um veículo de comunicação para isso, o “Débora-Correios”. O projeto objetiva alimentar a curiosidade das crianças sobre o Prodecad e descobrir algumas particularidades desse lugar, ora sobre o espaço ora sobre a vida das pessoas que estão ou estiveram na instituição. São construções de memórias margeadas por histórias, invenções, sensações e descobertas. Metodologia: Considera-se que pesquisa “não se restringe a descrever ou classificar, mas apostar na experimentação do pensamento e nos processos de produção de realidades” (PEREIRA, 2018, p. 5). Então, com sucatas e outros materiais todos mergulharam na pesquisa Prodecad. Foi criado arquivos, entrevista, textos escrito cartas. Com o auxílio da professora Débora, a Turma do Flicts encaminhou cartas, conheceu alguns aspectos burocráticos relativos às pesquisas, falou sobre autorizações, consentimentos de pesquisas e a relevância de prazos e relatórios parciais. Realizou-se avaliações semanais sobre os procedimentos e socializações das informações, leituras das cartas-respostas e combinados para os próximos passos. Resultados: Esse projeto possibilitou conhecer algumas histórias ocultas que aconteceram no Prodecad. A Turma do Flicts elaborou conexões entre conhecimentos, vivências e memórias permeadas por oportunidades de convivências coletivas e muito aprendizado. Um dos desdobramentos (inesperados) foi o desejo das crianças em construírem a sua marca: o Jardim Prodecad. Criamos um espaço cujo as memórias da Turma do Flicts estão entrelaçados com parte da história da instituição. O projeto proporcionou conexões entre várias lembranças e sensações a partir da curiosidade das crianças. Elas se empenharam nos desafios estabelecidos e se dispuseram a ampliar suas pesquisas para além dos alambrados. Escreveram para alguns conhecidos que passaram pelo Prodecad, como os familiares e os amigos solicitando informações e narrativas curiosas ou importantes. Essa documentação tornou-se um arquivo escrito das histórias e memórias de pesquisa realizada pelas crianças da Turma do Flicts. Por fim, as crianças aprenderam uma forma de pesquisar e de alguns passos para buscarem responder a algumas curiosidades além de proporcionarem mais história para o próprio Prodecad. Conclusão: As crianças desenvolvem-se desde que exista seu protagonismo no processo. Uma maquete despretensiosa tornou-se o Projeto Prodecadinho que respingou em diversos lugares. Conhecer as memórias e particularidades do Prodecad é parte da história da instituição. E, durante o processo, as crianças experimentaram aspectos metodológicos relativos às pesquisas e se organizaram para colocá-los em ação. O Prodecad, como educação não-formal, torna-se o catalizador de relações de diversas pessoas e cumpre seu papel de lugar de educação e de PROgrama de DEsenvolvimento da Criança e do ADolecente: PRODECAD!

PDF

Referências

FREIRE, Madalena: “Memória: Eterna idade. Diálogos”. São Paulo. Espaço Pedagógico, ano II, No 5, julho Pereira, Laís de Paula: (des)afinando os sentidos: experimentações de um devir- caiçara (Dissertação (mestrado)-Universidade Federal Fluminense) Shaula Maíra Vicentini de Sampaio, orientadora. Niterói, 2018.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Marcela Aparecida da Silva Stamponi

Downloads

Não há dados estatísticos.