Resumo
Introdução/Objetivo: O projeto Prodecadinho acontece na Turma do Flicts (Prodecad- DEdIC/ 2022) com crianças entre 6 e 11 anos. Da construção da maquete Prodecad iniciou-se uma pesquisa a respeito da instituição. As crianças conheceram histórias e memórias dos lugares e das pessoas criando uma rede de diálogos que se desdobraram em eventos esperados e inesperados. Experimentaram alguns procedimentos de pesquisas e suas estratégias. E inventaram um veículo de comunicação para isso, o “Débora-Correios”. O projeto objetiva alimentar a curiosidade das crianças sobre o Prodecad e descobrir algumas particularidades desse lugar, ora sobre o espaço ora sobre a vida das pessoas que estão ou estiveram na instituição. São construções de memórias margeadas por histórias, invenções, sensações e descobertas. Metodologia: Considera-se que pesquisa “não se restringe a descrever ou classificar, mas apostar na experimentação do pensamento e nos processos de produção de realidades” (PEREIRA, 2018, p. 5). Então, com sucatas e outros materiais todos mergulharam na pesquisa Prodecad. Foi criado arquivos, entrevista, textos escrito cartas. Com o auxílio da professora Débora, a Turma do Flicts encaminhou cartas, conheceu alguns aspectos burocráticos relativos às pesquisas, falou sobre autorizações, consentimentos de pesquisas e a relevância de prazos e relatórios parciais. Realizou-se avaliações semanais sobre os procedimentos e socializações das informações, leituras das cartas-respostas e combinados para os próximos passos. Resultados: Esse projeto possibilitou conhecer algumas histórias ocultas que aconteceram no Prodecad. A Turma do Flicts elaborou conexões entre conhecimentos, vivências e memórias permeadas por oportunidades de convivências coletivas e muito aprendizado. Um dos desdobramentos (inesperados) foi o desejo das crianças em construírem a sua marca: o Jardim Prodecad. Criamos um espaço cujo as memórias da Turma do Flicts estão entrelaçados com parte da história da instituição. O projeto proporcionou conexões entre várias lembranças e sensações a partir da curiosidade das crianças. Elas se empenharam nos desafios estabelecidos e se dispuseram a ampliar suas pesquisas para além dos alambrados. Escreveram para alguns conhecidos que passaram pelo Prodecad, como os familiares e os amigos solicitando informações e narrativas curiosas ou importantes. Essa documentação tornou-se um arquivo escrito das histórias e memórias de pesquisa realizada pelas crianças da Turma do Flicts. Por fim, as crianças aprenderam uma forma de pesquisar e de alguns passos para buscarem responder a algumas curiosidades além de proporcionarem mais história para o próprio Prodecad. Conclusão: As crianças desenvolvem-se desde que exista seu protagonismo no processo. Uma maquete despretensiosa tornou-se o Projeto Prodecadinho que respingou em diversos lugares. Conhecer as memórias e particularidades do Prodecad é parte da história da instituição. E, durante o processo, as crianças experimentaram aspectos metodológicos relativos às pesquisas e se organizaram para colocá-los em ação. O Prodecad, como educação não-formal, torna-se o catalizador de relações de diversas pessoas e cumpre seu papel de lugar de educação e de PROgrama de DEsenvolvimento da Criança e do ADolecente: PRODECAD!
Referências
FREIRE, Madalena: “Memória: Eterna idade. Diálogos”. São Paulo. Espaço Pedagógico, ano II, No 5, julho Pereira, Laís de Paula: (des)afinando os sentidos: experimentações de um devir- caiçara (Dissertação (mestrado)-Universidade Federal Fluminense) Shaula Maíra Vicentini de Sampaio, orientadora. Niterói, 2018.
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Copyright (c) 2023 Marcela Aparecida da Silva Stamponi