Banner Portal
Uso da Fotobiomodulação com o laser de baixa potencial como adjuvante no tratamento de feridas
PDF

Palavras-chave

Estomaterapia
Laser
Ferimentos e lesões

Como Citar

FARIA, Keila Mara Ribeiro de; LENZI, Juliana; SILVA, Vanessa Abreu da; ANTUNES, Ivan Rogério; FAGNANI, Renata; MESZAROS, Mariana de Jesus. Uso da Fotobiomodulação com o laser de baixa potencial como adjuvante no tratamento de feridas. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 3, p. e0220910, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/18122. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: O Laser de Baixa Potência (LBP) tem sido utilizado como adjuvante no tratamento de feridas, pois possui efeitos analgésicos, propriedades moduladoras do processo inflamatório e bio estimulantes, que aceleram o processo de cicatrização. Estudos têm sugerido que a LBP pode estimular a cicatrização, pois promove o aumento da deposição de colágeno e aceleração do processo de reparação tecidual, diminuindo os efeitos inflamatórios, melhorando a dor e promovendo a reparação tecidual. OBJETIVO: Descrever a elaboração de um protocolo sobre o uso da fotobiomodulação com o laser de baixa potencial como adjuvante no tratamento de feridas em um hospital quaternário no interior do estado de São Paulo. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de caso, que consistiu na elaboração de um protocolo sobre o uso da fotobiomodulação com o laser de baixa potência como adjuvante no tratamento de feridas. Para a elaboração deste material foi realizada uma revisão da literatura sobre a temática direcionada às demandas da instituição, após a elaboração do material o mesmo foi submetido a avaliação e discussão com enfermeiros e fisioterapeutas com notório saber na área e também com a equipe da CCIH, para validação do procedimento. Resultados: O protocolo foi elaborado para padronizar o uso da fotobiomodulação, através do laser de baixa potência como adjuvante no tratamento de feridas na instituição. Neste protocolo está descrito o material necessário para o procedimento, indicações e contraindicações, os tipos de comprimentos de onda vermelha e infravermelha e suas respectivas ações e indicações, o modo de aplicação do laser (quantidade de energia, distância entre os pontos de aplicação, posicionamento do aparelho, etc), peculiaridades da aplicação do laser em crianças e lactentes, o procedimento para aplicação do laser com os 2 diferentes tipos de equipamentos disponíveis na instituição, cuidados com biossegurança do profissional e do paciente. Além disso, neste protocolo está descrito como deve ser realizado o registro do procedimento no prontuário eletrônico e físico do paciente (e em um impresso próprio desenvolvido para esta finalidade) e como elaborar o processo de enfermagem com diagnóstico e na prescrição de enfermagem do paciente. Após a finalização do protocolo foi realizado um treinamento no formato de um curso, na modalidade híbrida, com 20 horas de duração para capacitação dos enfermeiros. Conclusão: Foi realizada a elaboração do protocolo sobre o uso da fotobiomodulação com o laser de baixa potencial como adjuvante no tratamento de feridas, bem como um curso para a capacitação dos enfermeiros, garantindo assim a padronização do procedimento e uma assistência segura para paciente e a biossegurança na utilização do equipamento. 

PDF

Referências

Gavish, Lilach; Houreld, Nicolette Nadene. Therapeutic Efficacy of Home-Use Photobiomodulation Devices: A Systematic Literature Review. Photobiomodulation, Photomedicine, and Laser Surgery Volume 37, Number 1, 2019.

Petz, Francislene de Fatima Cordeiro; Felix, Cestari, Jorge Vinícius; Hellen Roehrs et.al Effect of Photobiomodulation on Repairing Pressure Ulcers in Adult and Elderly Patients: A Systematic Review. Photochemistry and Photobiology, 2020, 96: 191–199.

Mosca RC, Ong AA, Albasha O, Bass K, Arany P. Photobiomodulation Therapy for Wound Care: A Potent, Noninvasive, Photoceutical Approach. Adv Skin Wound Care. April 2019 - Volume 32 - Issue 4 - p 157-167 doi: 10.1097/01.ASW.0000553600.97572.d2.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Keila Mara Ribeiro de Faria

Downloads

Não há dados estatísticos.