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Sistema para unificação da produtividade docente
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Palavras-chave

Produtividade docente

Como Citar

XIMENES, Bruno Gomes; SFORÇA, Danilo Augusto; SOUZA, Anete Pereira de. Sistema para unificação da produtividade docente. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 1, p. e02200725, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/18121. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Introdução: Analisar e obter dados de produtividade baseados, por exemplo, em artigos científicos, requerem um grande esforço em compilar e copiar dados de diversas fontes. A principal plataforma (mas não é a única) que possui esses dados reunidos é a Plataforma Lattes, criada e mantida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O Sistema desenvolvido tem por objetivo compilar e comparar dados de produtividade científica dos docentes com base em indicadores objetivos extraídos de diversas plataformas. A atualização dos dados para análise é automática e ocorre semanalmente, o que permite o docente acompanhar sua evolução em tempo real. Metodologia: O Sistema importa dados de diversas plataformas: i) Plataforma Lattes, onde são importados os dados de artigos publicados e orientação de alunos de graduação e pós-graduação; ii) O Fator de Impacto das revistas retirados do JCR (Journal Citation Reports); iii) Índice h do Google Scholar e; iv) Índice h do Scopus. A metodologia desenvolvida cria indicadores de publicação de artigos em conjunto com o Fator de Impacto das revistas, separando as publicações em que o autor teve ou não protagonismo. O protagonismo ficou definido como as publicações onde o autor é o primeiro ou o último nome da citação ou é autor de correspondência. Resultados: Com a implantação do sistema, o trabalho de análise da comissão de especialistas foi facilitado e melhorado. Com os dados importados é possível visualizar a proporção de artigos publicados como protagonista, a média e a mediana do impacto, além das orientações e dos índices H do Google Scholar e Scopus. É disponibilizado a cada docente um relatório com sua produtividade em comparação com os demais docentes do Instituto de Biologia, permitindo diversas filtragens para comparações, como por departamento, por exemplo. É possível gerar relatórios consolidados da produção do Instituto de Biologia e de seus departamentos como um todo, visualizando, por exemplo, quantidade de artigos publicados em determinado ano por todos os docentes do Instituto. Conclusão: Através da automatização da obtenção dos dados e do cruzamento das informações de diversas fontes de dados diferentes foi possível criar indicadores mais completos. Esses indicadores permitiram uma análise de diversas dimensões da produção do docente.

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