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Redução de filas no exame de PET/CT do serviço de Medicina Nuclear
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Palavras-chave

Medicina nuclear
Mapeamento do fluxo de valor
Melhoria de qualidade
Câncer

Como Citar

BRUNETTO, Edna Marcia Rodrigues et al. Redução de filas no exame de PET/CT do serviço de Medicina Nuclear. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 3, p. e02200984, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/18112. Acesso em: 12 dez. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: Nosso objetivo com esse trabalho foi identificar os subprocessos desse exame (PET/CT) e quais seriam passíveis de uma intervenção que os tornassem mais eficientes. Para isso se fez necessário criar indicadores que permitissem medir o desempenho de cada subprocesso e com esses resultados fazer as intervenções necessárias. O trabalho foi dividido em duas partes. A primeira teve o objetivo de minimizar o intervalo de tempo entre a solicitação/agendamento e a realização do exame, visto que mais de 90% são pessoas diagnosticadas com câncer ou em investigação. A segunda parte buscou minimizar o tempo de permanência desses clientes no Serviço de Medicina Nuclear, principalmente, devido a necessidade de jejum e por serem na maioria dos casos pessoas debilitadas. Metodologia: Elaboramos o Mapeamento do fluxo de valor (VSM, do inglês Value Stream Mapping) e eventos kaizen. Isso nos levou a implantar um sistema de distribuição de quotas baseado no levantamento do número médio de exames realizados por ambulatório nos últimos meses. O VSM também nos trouxe a percepção dos seguintes pontos passíveis de melhorias: 1. Clientes diabéticos descompensados (longo tempo de permanência no Serviço); 2. Tempo longo entre a entrega do pedido e o início da análise pelos residentes médicos após a imagem inicial e complementares; Ações: 1. Criação de novo protocolo: dieta diferenciada na véspera, alteração na administração de antidiabéticos orais e injetáveis. 2. Designação de um médico residente responsável pela análise das imagens e dispensa dos clientes. Resultados: Com a implantação da distribuição de cotas aos ambulatórios (março/2022) foi possível reduzir o tempo de espera entre o agendamento e a realização do exame em 91%, ou seja, de 142 dias em média para 13. Proporcionando uma melhora na qualidade das indicações clínicas para os novos clientes e um atendimento mais rápido para o estadiamento da doença o qual terá reflexos numa terapia com maior probabilidade de sucesso. Já os clientes em tratamento têm um ganho expressivo por realizarem o exame na janela prevista pelo clínico que decidirá sobre manutenção ou alteração do protocolo terapêutico (quimioterapia ou radioterapia). A mudança no protolo de aquisições trouxe mais tranquilidade ao cliente por estarem sempre informados sobre a necessidade de imagens adicionais logo após a primeira etapa e quanto tempo deverão aguardar para realizá-las. Com relação a permanência do cliente no Serviço de Medicina Nuclear obtivemos uma redução de tempo médio de 5,5 horas para 4,2 horas, que equivale a uma redução de 24%. Isso impactou na diminuição do stress dos clientes, acompanhantes e de toda a equipe técnica. Já a alteração no protocolo dos diabéticos minimizou o uso de anti-hiperglicêmicos, tempo de permanência e desconforto com um número menor de testes capilares (“furo” no dedo). Conclusão: A técnica que utilizamos de avaliação e análise de processos permitiu a aplicação via metodologia específica baseada em indicadores de desempenho melhorar os diversos processos no exame de PET/CT trazendo grande benefício aos clientes, seus familiares e a equipe técnica do Serviço, além da satisfação dos médicos solicitantes.

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Referências

FM2S EDUCAÇÃO E CONSULTORIA. O que é VSM? Como e quando utilizar a ferramenta. Disponível em: fm2s.com.br/vsm-quando-utilizar-esta-ferramenta/. Acesso em: 9 set. 2022.

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