Banner Portal
A implantação do Conselho Consultivo da Educorp e conexões por plataforma digital
PDF

Palavras-chave

Regimento Educorp
Governança
Plataforma digital
Instância colegiada

Como Citar

LINS, Edison Cardoso; PAOLIELLO, André Neves. A implantação do Conselho Consultivo da Educorp e conexões por plataforma digital. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 1, p. e02200980, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/18108. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: Muito relevante se faz que os órgãos de ação comunitária possam contar com instâncias colegiadas para acompanhar a sua gestão. Nesse sentido um passo importante da atual gestão foi designar o Conselho Consultivo da Educorp, que havia sido criado pela Deliberação CONSU-A-023/2019 de 06/08/2019 conforme portaria GR-81, de 14-6-2021, que designou os conselheiros. A experiência tem se mostrado acertada, permitindo interação entre vários integrantes da comunidade acadêmica. Metodologia: Tendo ocorrido a formalização e instalação do Conselho buscou-se criar formas ágeis de interação entre os Conselheiros. A construção de uma plataforma que permitisse tal alteração contou com apoio da área de TI do IB e do GGBS – órgão de interação comunitária que já possuía, desde 2008, instância colegiada consultiva. A plataforma com os devidos ajustes já teve utilização e está em funcionamento. Resultados: Com a formalização e instalação do Conselho buscou-se criar formas ágeis de interação entre os Conselheiros. A construção de uma plataforma que permitisse tal alteração contou com apoio da área de TI do IB e do GGBS – órgão de interação comunitária que já possuía, desde 2008, instância colegiada consultiva. A plataforma com os devidos ajustes já teve utilização e está em funcionamento. Uma primeira reunião pela nova plataforma mostrou as diversas funcionalidades. Permitirá também um funcionamento interativo constante, obtendo pareceres sobre diversas ações da Educorp. Poderá ainda haver formas ampliadas de participações, com as diversas áreas administrativas da Unicamp, como CTU's e RT's. Conclusão: Superada com êxito a fase de implantação e de efetivo funcionamento, o processo de consolidação do Conselho tem-se mostrado eficiente, com impacto na governança, e poderá indicar revisões visando aprimoramento das sistemáticas participativas previstas para um Conselho Consultivo de um órgão que, como a EDUCORP tem papel de formação continuada, em seus vários aspectos, para servidores de todos os segmentos que compõem o conjunto de profissionais da Unicamp.

PDF

Referências

CHIAVENATO, Idalberto - Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. p. 297, 514.

EDUCORP. Conselho consultivo. Disponível em: https://www.educorp.unicamp.br/conselho-consultivo/.

PONTOTEL. Entenda como funciona o modelo de gestão democrática e quais as vantagens para as empresas! Disponível em: https://www.pontotel.com.br/gestao-democratica/ , Acesso em: 25 ago. 2021.

TARRAGÓ, D.; BRUGUÉ, Q.; CARDOSO JR, J. C. A administração pública deliberativa: inteligência coletiva e inovação institucional a serviço do público. 1. ed. Brasília, DF: Ipea, 2015. v. 1.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Downloads

Não há dados estatísticos.