Banner Portal
Desenvolvimento de uma tecnologia para controle de infecção
PDF

Palavras-chave

Placa de identificação
Plaquetopênico
Neutropênico

Como Citar

URQUISA, Priscila Silva; SILVA, Guilherme Pederzini da; LUCA, Elen Recco; BARROS, Marcos Antonio; FAGNANI, Renata; LIMA, Tiago Cristiano de; GASPARINO, Renata. Desenvolvimento de uma tecnologia para controle de infecção: Relato de experiência. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 2, p. e02200769, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/18102. Acesso em: 9 maio. 2024.

Resumo

Introdução: Devido a rotina dinâmica de trabalho dos funcionários da saúde, as ferramentas gráficas atualmente são utilizadas como apoio didático na capacitação dos profissionais nas instituições e serviços assistenciais, pois facilitam o repasse de informações e a compreensão do tema abordado por profissionais com diferentes graus de instrução. Objetivo: Desenvolver uma tecnologia para uniformizar a assistência aos pacientes plaquetopênicos e/ou neutropênicos. Metodologia: Após a observação de oportunidades de melhoria na padronização da assistência aos pacientes com alterações plaquetárias e/ou leucocitárias, foi realizado um levantamento bibliográfico e leitura do Procedimento Operacional Padrão (POP) descrito no manual de técnicas da enfermagem da instituição em que a pesquisa foi realizada, para definir as informações mais relevantes a serem incorporadas na ferramenta informativa. Ao término desta primeira etapa, a equipe assistencial optou que a ferramenta informativa fosse elaborada e confeccionada com o mesmo formato e layout das placas já utilizadas na instituição para identificar os pacientes em precauções especiais de cuidados. Resultados: A estratégia da placa de identificação em acrílico, sobre os cuidados a serem adotados para a assistência ao paciente plaquetopênico e/ou neutropênico, foi desenvolvida e apresentada à equipe de enfermagem dos três turnos de trabalho por meio de metodologia expositiva convencional. Nessas exposições, além da apresentação da placa, optou-se também por abordar os componentes sanguíneos, suas alterações e seus respectivos cuidados, uniformizando o conhecimento entre a equipe. Ao concluir o período de apresentação da ferramenta e capacitação, a equipe de enfermagem demonstrou-se satisfeita e referiu que momentos como os descritos favorecem a assistência de saúde qualificada e segura para os pacientes. Conclusão: O desenvolvimento da placa de identificação mostrou colaborar positiva e efetivamente na capacitação da equipe de enfermagem e mostrou-se útil para a uniformização do conhecimento teórico e prático dos cuidados em pacientes com alterações plaquetárias e/ou leucocitárias. 

PDF

Referências

COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR (CCIH). Hospital De Clínicas Da Unicamp - Manual de Processos de Trabalho da Seção De Epidemiologia Hospitalar. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/17WqzMS1eMZdzyFlR25DI4qSUraaS1u-w/view.

Manual MSD Versão para Profissionais de Saúde [homepage na internet]. Neutropenia . Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/hematologia-e-oncologia/leucopenias/neutropenia. Acesso em: 08 set. 2022.

Oncoguia [homepage na internet]. Neutropenia. Disponível em: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/neutropenia/1335/109/#:~:text=. Acesso em: 08 set. 2022.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Downloads

Não há dados estatísticos.