Resumo
Introdução: Laboratórios de pesquisa possuem grande variedade de reagentes, com propriedades químicas bem distintas, exigindo cautela na disposição e armazenamento, de forma a minimizar riscos ao ambiente de trabalho. Um controle de estoque e de uso também é necessário, possibilitando estimar consumo ao longo do tempo e uma maior assertividade na compra, além de para atender a demandas de órgãos de controle como polícia federal e exército. No entanto, não existem ferramentas simples e sem custo disponíveis para fazer esse gerenciamento. Objetivo:O objetivo desse trabalho é apresentar um processo de trabalho desenvolvido no Laboratório de Análise de Alimentos II da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) para fazer o gerenciamento interno de estoque e uso de reagentes químicos. Metodologia: Dede 2015 foi criado uma sistemática de divisão de reagentes de acordo com as propriedades químicas: 1-Corrosivo, 2-Inerte, 3-Inflamável, 4-Tóxico, 5-Oxidante, 6-Indicador e 7-Comburente. Cada uma dessas classes foram agrupadas e armazenadas separadamente, de forma a minimizar riscos de reação cruzada e incompatibilidade. Dentro de cada classe, cada tipo de reagente recebe uma numeração, única para cada composto e uma segunda numeração sequencial, que distingue frascos diferentes de um mesmo reagente. No momento que o reagente chega, cada frasco recebe essa sequência de numeração e é feito um cadastro em planilha eletrônica com os dados de lote, marca, validade e data de chegada. Também foi criado um formulário para que usuários registrem a abertura e término de cada um dos frascos. Resultados: Com a criação dessa sistemática de cadastro, cada frasco de reagente do laboratório possui uma numeração única, possibilitando rastreabilidade de dados e um gerenciamento completo do consumo e estoque. A alimentação de planilha eletrônica com os dados de chegada, abertura e término de cada reagente permite estimar o consumo ao longo do tempo e é usado para previsão de compras e duração de estoque. A disponibilização de formulário físico sempre acessível permitiu que usuários do laboratório registrem rapidamente a abertura/término de cada frasco no momento que ocorrem, diminuindo falhas no controle, sendo coletado periodicamente para alimentação das planilhas. A separação física dos reagentes por classe química também possibilitou a minimização de riscos associados ao armazenamento de reagentes e maior segurança aos usuários do laboratório. O processo desenvolvido é de baixo custo e simples de implementar, necessitando apenas de conhecimento básico de uso de planilhas eletrônicas. Através de dados de consumo de cada reagente e compras mais assertivas, houve também uma diminuição de reagentes obsoletos e em desuso, que se tornam resíduos químicos com o tempo. Esse processo teve início em 2015, sendo aperfeiçoado e consolidado até 2017 e está vigente atualmente. Conclusão: O processo de trabalho desenvolvido se mostrou simples, com custo baixo e muito eficaz para o controle de estoque e uso de reagentes químicos em laboratórios de pesquisa e pode ser replicado para outros locais que tenham interesse. A estimativa de consumo de reagentes, gerada com os dados do processo, pode gerar economia na compra de insumos e diminuir a geração de resíduos. A separação dos reagentes por classe química durante o armazenamento aumenta a segurança no laboratório e para os usuários.
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