Banner Portal
O lúdico como ferramenta de comunicação e divulgação do acervo bibliográfico da Biblioteca Antonio Candido/IEL na UPA 2022
PDF

Palavras-chave

Unicamp de Portas Abertas
Biblioteca Antonio Candido
Instituto de Estudos da Linguagem
Gincana do Livro
Acervo bibliográfico

Como Citar

CUSTODIO, C. Q.; ARAÚJO, D. C. de; AMANCIO, A. M.; SILVA, L. N. M. T. da; PEREIRA, S. de S. O lúdico como ferramenta de comunicação e divulgação do acervo bibliográfico da Biblioteca Antonio Candido/IEL na UPA 2022. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 3, p. e02200758, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/18091. Acesso em: 29 fev. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: Trata da participação da Biblioteca Antonio Candido/IEL no evento Unicamp de Portas Abertas (UPA) realizado no dia 27 de agosto de 2022. Na programação deste ano, a Biblioteca Antonio Candido/IEL trouxe a proposta de uma Gincana do Livro intitulada: “Jogo da organização temática do acervo: é a rinha das classificações!”, onde o objetivo é permitir o contato do visitante com a estrutura do acervo bem como com o conteúdo acadêmico através de uma atividade lúdica. Metodologia: A Gincana do Livro trata-se de um jogo de disputa entre duas pessoas. A disputa consistia na conclusão de 3 etapas em menor tempo: 1) o visitante recebeu um envelope com um breve resumo de uma obra pertencente ao acervo da Biblioteca a fim de identificar a área do conhecimento e a classe decimal correspondente mediante tabela afixada na mesa; 2) Ainda no envelope continha uma filipeta com etiquetas das classes decimais e o visitante deveria colar a classe decimal identificada no “livro fake”; 3) Após a colagem, o visitante deveria organizar o livro fake de acordo com a área de conhecimento/classificação no “acervo simulado”. Cada visitante que participou, ganhou um livro pela participação e o vencedor da rodada foi premiado com brindes (souvenires). Resultados: A Gincana do Livro durou 1 hora, das 14:30 às 15:30, e foram realizadas 13 rodadas de disputa, isto é, 26 visitantes participaram no total. Os visitantes demonstraram muita emoção e empolgação na disputa. A maioria dos participantes respondeu que nunca tinham frequentado um acervo de biblioteca e desconhecia sobre como era a organização. Vale destacar que em algumas rodadas foi necessário repetir como funcionava a prova, justamente para entendimento da organização temática do acervo bibliográfico e, consequentemente, para execução da prova pelo participante. Visto isso, é notório que a Gincana obteve êxito, uma vez que o lúdico transformou-se numa importante ferramenta de comunicação e divulgação do acervo bibliográfico da Biblioteca Antonio Candido do Instituto de Estudos da Linguagem na UPA 2022. Conclusão: A participação na Gincana do Livro proporcionou ao visitante o contato com as demandas temáticas da área de Estudos da Linguagem e também a compreensão da importância do acervo bibliográfico e sua respectiva organização, cujo é o principal suporte acadêmico da pesquisa e do ensino desenvolvidos no Instituto de Estudos da Linguagem.

PDF

Referências

PACHECO, Raquel. Oficina na biblioteca: um dia de bibliotecário. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.14, n.2, 482-492, jul./dez., 2009.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Downloads

Não há dados estatísticos.