Banner Portal
Diversificando a divulgação científica na FCM
PDF

Palavras-chave

Blogs
Divulgação científica
Pós-graduação
Pesquisa e desenvolvimento
Saúde

Como Citar

SOUZA, Melissa Cristina Forato; PEREIRA, Bruno Alves; FERREIRA, Yuri Graham Vaciloto; MORELLI, Claudia Vianna Maurer. Diversificando a divulgação científica na FCM: um blog para a CPG. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 1, p. e02200756, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/18089. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: Diferentemente da comunicação científica, que se dá basicamente entre pares, seja pela publicação de artigos em revistas científicas ou apresentações em congressos, por exemplo - a Divulgação Científica diz respeito à comunicação com a sociedade, no sentido de democratizar o acesso ao conhecimento científico (BUENO, 2010, p. 5). Nela, o campo dos meios possíveis é ainda mais abrangente, incluindo palestras, revistas, exposições, entre outros. Neste projeto, buscamos desenvolver um blog de Divulgação Científica para a Comissão de Pós-graduação da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e integrá-lo à Plataforma Blogs de Ciência da Unicamp, a fim de fazer Divulgação Científica dos trabalhos dos alunos e professores dos programas de Mestrado e Doutorado. Metodologia: Para desenvolver o projeto, procuramos o apoio da equipe do Blog de Ciências da Unicamp, que nos forneceu acesso à plataforma pelo software Wordpress. Os textos a serem publicados foram produzidos por meio de entrevistas ou de contribuições voluntárias dos pesquisadores, professores e alunos da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Resultados: Fazer divulgação científica, sobretudo de caráter institucional, é um desafio porque pressupõe o domínio de uma linguagem distinta à comumente difundida na academia, podendo incluir imagens, vídeos, charges, memes, entre tantas outras formas de comunicação. O objetivo desse projeto foi desenvolver um blog de Divulgação Científica para a Comissão de Pós Graduação da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e integrá-lo à Plataforma Blogs de Ciência da Unicamp. Como público-alvo, o blog espera falar em especial os jovens recém egressos dos cursos de graduação na área de saúde, buscando trazê-los para a carreira científica. O blog da CPG/FCM (https://www.blogs.unicamp.br/saudepd/) foi lançado no último mês de agosto, de forma que é preciso mais tempo para medir seus resultados e seu alcance com alguma segurança. A princípio, a receptividade da comunidade acadêmica foi satisfatória, o que pudemos perceber devido à maior demanda de pessoas interessadas em colaborar com o projeto. Conclusão: De acordo com Carneiro (2019), divulgar ciência é também democratizar o conhecimento científico, colocando-a como instrumento para compreensão dos fenômenos naturais, culturais e sociais e como ferramenta para a tomada de decisões práticas, democráticas, políticas, culturais, sociais e econômicas importantes para a vida cotidiana. Sobretudo no momento atual, no qual a ciência vem sendo cada vez mais questionada quanto aos seus produtos, divulgar ciência tem se mostrado uma alternativa importante para garantir o diálogo com a sociedade.

PDF

Referências

BUENO, W. C. Comunicação cientifica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, v. 15, n. 1esp, p. 1-12, 2010. Acesso em: 14 set. 2022. CARNEIRO, E. M. M. et al. Blogs De Ciência Da Unicamp: Uma Análise Da Divulgação Científica Como Ferramenta Pedagógica De Ciências. In: Jornadas de Enseñanza e Investigación Educativa en el campo de las Ciencias Exactas y Naturales. Ensenada: [s.n.], 08 a 10 de maio de 2019. ISSN 2250-8473. Disponível em: http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/trab_eventos/ev.11944/ev.11944.pdf. Acesso em: 14 set. 2022.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Downloads

Não há dados estatísticos.