Banner Portal
Competências do profissional enfermeiro no enfrentamento à COVID-19 na unidade de emergência referenciada - Hospital de Clínicas da UNICAMP
PDF

Palavras-chave

Covid 19
Enfermeiro
Competência profissional

Como Citar

BEZERRA, Nathália Barijan Crepaldi; BASTOS, Simone Vieira. Competências do profissional enfermeiro no enfrentamento à COVID-19 na unidade de emergência referenciada - Hospital de Clínicas da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 4, p. e02200787, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/18073. Acesso em: 1 maio. 2024.

Resumo

Introdução: A pandemia de COVID-19 apresentou crescente morbidade e mortalidade desde seu início na China em dezembro de 2019 (WHO, 2020). Considerada uma emergência de saúde pública, impactou globalmente os serviços de saúde ocasionando mudanças abruptas em suas rotinas assistenciais. Fez-se necessário a implementação dos protocolos específicos para a COVID-19 impondo grandes desafios aos profissionais. Neste contexto destacou-se o protagonismo profissional do Enfermeiro no exercício de suas competências (CASTRO; OLIVEIRA, VIANA, 2021). Objetivos: Promover reflexão sobre o trabalho do enfermeiro na Unidade de Emergência Referenciada do Hospital das Clínicas da UNICAMP referência para atendimento de pacientes com COVID-19. Compartilhar o exercício de suas competências e desafios. Metodologia: Estudo reflexivo com base na vivência diária do profissional enfermeiro atuante na Unidade de Emergência Referenciada do Hospital das Clínicas da UNICAMP, referência para atendimento de pacientes acometidos pela COVID-19 de Campinas e Região. Resultados: Os resultados emergentes foram estruturados em 4 categorias empíricas, que destacaram as competências do profissional enfermeiro diante da COVID-19: 1- Educação em Saúde: abordagem da função educativa do enfermeiro para com a equipe multidisciplinar e comunidade; 2- Gestão do Cuidado: otimização dos recursos da saúde e adequação à estrutura disponível; 3- Prática da Assistência de Enfermagem: atuação do enfermeiro na assistência ao paciente acometido pela COVID-19 englobando triagem inicial, classificação de risco, admissão e manejo da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG); 4- Comunicação e Mediação de Conflitos: interfaces com a equipe multidisciplinar para a resolução de entraves no contexto da emergência. Auxilio a equipe nas questões relacionadas ao desgaste emocional e saúde mental. Conclusão: O enfermeiro no exercício de suas competências foi fundamental na organização do serviço de saúde e na assistência aos pacientes acometidos pela COVID-19 no contexto da emergência. Assumiu com protagonismo e liderança os desafios impostos pela pandemia e exerceu seu papel com eficácia. Faz-se imprescindível valorizar e reconhecer a relevância deste profissional frente a saúde pública brasileira incentivando políticas públicas e pesquisas para desenvolvimento desta profissão.

PDF

Referências

CASTRO, E. de S. M.; OLIVEIRA, F. das C. S. de; VIANA, M. R. P. . Urgentist Nurse Actions in the Fight Against COVID-19. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 6, p. e38310615855, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i6.15855. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/15855. Acesso em: 8 sep. 2022.

World Health Organization (WHO). Emergencies preparedness, response:Novel Coronavirus – China - Disease outbreak news: Update, 12 January 2020. [Internet]. 2020 [cited 2020 Jun 17]; Available from: https://www.who.int/csr/don/12-january-2020-novel-coronavirus-china/en

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 https://creativecommons.org/licenses/by/4.0

Downloads

Não há dados estatísticos.