Resumo
Introdução/Objetivo: A ampliação vesical consiste na utilização de um pedaço do intestino para aumentar a capacidade da bexiga e evitar o risco de lesão do trato urinário. Além disso, é realizada a criação de um conduto cateterizável entre a bexiga e a pele do paciente (estomia), onde será realizado cateterismo intermitente limpo, para remoção da urina. A ampliação vesical é o tratamento de escolha para pacientes com disfunção vesical e deterioração da função renal. Diante da complexidade do procedimento e da magnitude dos cuidados no pós operatório, existe a demanda da elaboração de material educativo para orientação do paciente e sua família. Descrever a elaboração de um material educativo para ser utilizado na orientação de crianças submetidas a ampliação vesical em hospital escola. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de caso, que consistiu na elaboração de um material educativo para orientação da criança com ampliação vesical e sua família. Para a elaboração deste material foi realizada uma revisão da literatura sobre a temática e após a elaboração do material o mesmo foi submetido a avaliação por um grupo de enfermeiras com notório saber na área de cuidados com ampliação vesical, em seguida foram realizadas alterações de acordo com as sugestões dos avaliadores. Para facilitar o entendimento dos cuidados e procedimentos foram elaboradas ilustrações educativas por um dos enfermeiros do grupo. Resultados: O material educativo foi elaborado na forma de um livreto no tamanho A4, no formato retrato, de forma ilustrada, composto por 8 páginas, que contemplam as seguintes orientações: definição e conceito da ampliação vesical, importância dos cuidados de higiene com a estomia, higiene das mãos do paciente e cuidador, material necessário para o cateterismo, etapas do procedimento do cateterismo, registro do número de vezes que o procedimento foi realizado, bem como volume e características da urina, orientações para o cateterismo durante a noite, sinais de infecção urinária, e por fim observações importantes e condutas em caso de intercorrências. Além disso, o material conta com um campo onde é possível colocar a identificação da criança, o tipo de procedimento e a data que foi realizado. Conclusão: Foi realizada a elaboração de um material educativo para orientação da alta hospitalar da criança submetida à criança com ampliação vesical e que está sendo utilizado como material educativo pelos profissionais, visando orientar os cuidadores da criança para uma assistência segura.
Referências
Sam CJ, Jagadeesan CT, Sen S, Arunachalam P, Appalaraju B, Das PT. Urinary Tract Infection in Pediatric Patients on Clean Intermittent Catheterization via a Mitrofanoff port with Reused Catheters - Any Association with Catheter Sterility? J Indian Assoc Pediatr Surg. 2020 Mar-Apr;25(2):91-95.
Farrugia MK, Malone PS. Educational article: The Mitrofanoff procedure. J Pediatr Urol. 2010 Aug;6(4):330-7.
Chavarriaga J, Fernández N, Campo MAO, Bolivar J, Patiño G, Perez J. Self-perception, quality of life and ease of catheterization in patients with continent urinary diversion with the mitrofanoff principle. Int Braz J Urol. 2020 Sep-Oct;46(5):743-751.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Vanessa Abreu da Silva