Banner Portal
Implementação de um instrumento de avaliação de feridas informatizado em um Hospital Escola
PDF

Palavras-chave

Feridas e ferimentos
Enfermagem
estomaterapia

Como Citar

SILVA, Vanessa Abreu da; SILVA, Michele de Freitas Neves; PACHECO JUNIOR, Marco Antonio; GASPARINO, Renata Cristina; ZEFERINO, Eliete Boaventura Bargas. Implementação de um instrumento de avaliação de feridas informatizado em um Hospital Escola. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 1, p. e0220905, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/18060. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: A avaliação de feridas refere-se a informações obtidas através da observação, questionamento, exame físico e clínico para fornecer informações para formular um plano de gestão da ferida. Uma avaliação precisa é fundamental para direcionar a proposta terapêutica, acompanhar a evolução e a resposta ao tratamento implementado. Muitos são os aspectos que devem ser considerados na avaliação sistemática de uma ferida, neste cenário a utilização de instrumentos para avaliação deve ser considerada pois direciona o avaliador sobre quais aspectos devem ser investigados e padronizar o procedimento nas instituições de saúde. OBJETIVO: Descrever a implementação de um instrumento de avaliação de feridas no sistema de prontuário eletrônico de um hospital escola. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, onde foi realizado a implementação de um instrumento de avaliação de feridas (previamente submetido a avaliação de conteúdo) no sistema de prontuário eletrônico em um hospital escola no interior do estado de São Paulo. Em seguida foi realizado o treinamento dos enfermeiros sobre o procedimento para preenchimento do instrumento e iniciado seu uso na instituição. Resultados: Trata se de um instrumento de múltipla escolha, onde o enfermeiro selecionada a característica da ferida em cada um dos itens da avaliação, são eles: etiologia, localização, classificação (em se tratando de lesão por pressão), medidas (comprimento, largura e profundidade), tipo de tecido de preencher o leito da ferida, características do exsudato (coloração), quantidade de exsudato, classificação do odor (de acordo com a escala de Teller), característica da borda da ferida, da pele ao redor, presença de espaço morto e por fim qual a prioridade no tratamento da ferida (desbridamento, controle de infecção,manutenção da umidade, proteção da ferida, dentre outros). O escore da avaliação da ferida aparece no campo de evolução de enfermagem e além disso é possível gerar um relatório final com a avaliação da ferida, o escore de cada característica e a pontuação total. O hospital agora conta com um instrumento informatizado, disponível no prontuário eletrônico do paciente para registro de avaliação das principais características da ferida. Conclusão: Foi realizada a implementação de um instrumento de avaliação de feridas no sistema de prontuário eletrônico e este disponível para o registro da avaliação da ferida no prontuário eletrônico do paciente, permitindo assim acompanhando das características da ferida para elaboração de um plano terapêutico individualizado.

PDF

Referências

Sibbald RG, et Al. Wound Bed Preparation. Advances In Skin & Wound Care. April 2021: 183-195.

Wilson M. Understanding The Basics Of Wound Assessment Wounds Essentials. 2012, 2:6-9.

Moore Z, Et Al. Time Cdst: An Updated Tool To Address The Current Challenges In Wound Care Journal Of Wound Care. 2019; 28(3) March 2019: 154-161.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Vanessa Abreu da Silva

Downloads

Não há dados estatísticos.