Resumo
Introdução/Objetivo: O Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) apresenta um histórico de Planejamento Estratégico (PE) com início em 2003, sendo o último em 2021 após um período de onze anos do antecessor executado em 2010(1). Planejar é o primeiro passo para a instituição definir seus objetivos estratégicos que, para serem alcançados, exigem esforços, estratégias de execução e gestão de riscos alinhadas ao PE(2). O presente trabalho tem por objetivo minimizar as fraquezas e ameaças institucionais identificadas no PE utilizando as forças e oportunidades(2), concluir 80% do cronograma proposto para 2022 e iniciar um ciclo histórico de êxito em execução. Metodologia: Foi realizado o Mapeamento de Processos e Riscos (MPR) para os doze projetos do PE, definida a estrutura de grupos composta por um líder, dois tutores, um especialista, um patrocinador e até doze membros para cada projeto. Todos os participantes foram desenvolvidos previamente para utilizarem as técnicas estabelecidas, com entrega do material de apoio e estrutura de monitoramento. Reuniões semanais são facilitadas pelo Escritório de Projetos (EP) conforme cronograma previamente divulgado para o monitoramento e apoio aos grupos executores dos projetos do PE. Resultados: As estratégias utilizadas na gestão de execução do PE do HC Unicamp obteve a adesão de 100 (cem) colaboradores voluntários para compor os grupos dos projetos liderados pelo EP. Os profissionais que estão fazendo parte dos grupos atuam no HC Unicamp e em outras áreas da Universidade, estratégia que fortaleceu o ciclo de aprendizado por contar com uma equipe multiprofissional, das áreas de ensino, pesquisa e assistência. Juntos, esses profissionais estão executando as ações previstas no PE conforme as estratégias estabelecidas, que garantiu a superação da meta em 3% (três por cento), com entrega até o momento de 83% (oitenta e três por cento) das atividades propostas e que segue em tendência crescente. Conclusão: Observamos nesse ciclo de aprendizado que o MPR aplicado auxiliou na elaboração das estratégias de execução e subsidiou na tomada de decisão para garantir o alcance dos objetivos estratégicos do HC previstos para o quadriênio 2022-2026 que, por meio de uma gestão de risco efetiva, desenvolvimento e engajamento de pessoas, promove melhoria nos processos e desempenho institucional(2) para alcançar o objetivo treze do PE da Unicamp(3).
Referências
Relatório Final do Planejamento Estratégico do HC Unicamp 2022-2026. Campinas, SP. Disponível em: <https://hc.unicamp.br/wp-content/uploads/2022/03/Relatório-Final-Planejamento-Estratégico-HC-2022-2026-4.pdf> Acesso em 06 de setembro de 2022.
Portaria GM/MS Nº 1.185, de 9 de junho de 2021 que institui a Política de Gestão de Riscos no âmbito do Ministério da Saúde (PGR/MS). Ministério da Saúde. Disponível em: <https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-gm/ms-n-1.185-de-9-de-junho-de-2021-324791914> acesso em 06 de setembro de 2022.
Planes. Planejamento estratégico 2021-2025. Universidade Estadual de Campinas. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1tuq0y6G9wQTgRfYXL_rtk_6LkvpUeyfz/view> Acesso em 06 de setembro de 2022.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Nilcilene Pinheiro Silva