Banner Portal
Estratégias de alto impacto na execução do planejamento estratégico do Hospital de Clínicas da Unicamp
PDF

Palavras-chave

Gestão de riscos
Planejamento estratégico
Melhoria contínua da qualidade

Como Citar

SILVA, Nilcilene Pinheiro; OLIVEIRA FILHO, Antonio Gonçalves de; MOITINHO, Ana Carolina Braz; ATAÍDE, Elaine Cristina; SANTOS, Fabrício Ferreira dos; SCHWELLER, Mariana Salhab Dall Aqua; IGNÁCIO, Paulo Sérgio de Arruda; LANGONI, Thiago Sarbo. Estratégias de alto impacto na execução do planejamento estratégico do Hospital de Clínicas da Unicamp. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 1, p. e0220899, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/18054. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: O Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) apresenta um histórico de Planejamento Estratégico (PE) com início em 2003, sendo o último em 2021 após um período de onze anos do antecessor executado em 2010(1). Planejar é o primeiro passo para a instituição definir seus objetivos estratégicos que, para serem alcançados, exigem esforços, estratégias de execução e gestão de riscos alinhadas ao PE(2). O presente trabalho tem por objetivo minimizar as fraquezas e ameaças institucionais identificadas no PE utilizando as forças e oportunidades(2), concluir 80% do cronograma proposto para 2022 e iniciar um ciclo histórico de êxito em execução. Metodologia: Foi realizado o Mapeamento de Processos e Riscos (MPR) para os doze projetos do PE, definida a estrutura de grupos composta por um líder, dois tutores, um especialista, um patrocinador e até doze membros para cada projeto. Todos os participantes foram desenvolvidos previamente para utilizarem as técnicas estabelecidas, com entrega do material de apoio e estrutura de monitoramento. Reuniões semanais são facilitadas pelo Escritório de Projetos (EP) conforme cronograma previamente divulgado para o monitoramento e apoio aos grupos executores dos projetos do PE. Resultados: As estratégias utilizadas na gestão de execução do PE do HC Unicamp obteve a adesão de 100 (cem) colaboradores voluntários para compor os grupos dos projetos liderados pelo EP. Os profissionais que estão fazendo parte dos grupos atuam no HC Unicamp e em outras áreas da Universidade, estratégia que fortaleceu o ciclo de aprendizado por contar com uma equipe multiprofissional, das áreas de ensino, pesquisa e assistência. Juntos, esses profissionais estão executando as ações previstas no PE conforme as estratégias estabelecidas, que garantiu a superação da meta em 3% (três por cento), com entrega até o momento de 83% (oitenta e três por cento) das atividades propostas e que segue em tendência crescente. Conclusão: Observamos nesse ciclo de aprendizado que o MPR aplicado auxiliou na elaboração das estratégias de execução e subsidiou na tomada de decisão para garantir o alcance dos objetivos estratégicos do HC previstos para o quadriênio 2022-2026 que, por meio de uma gestão de risco efetiva, desenvolvimento e engajamento de pessoas, promove melhoria nos processos e desempenho institucional(2) para alcançar o objetivo treze do PE da Unicamp(3).

PDF

Referências

Relatório Final do Planejamento Estratégico do HC Unicamp 2022-2026. Campinas, SP. Disponível em: <https://hc.unicamp.br/wp-content/uploads/2022/03/Relatório-Final-Planejamento-Estratégico-HC-2022-2026-4.pdf> Acesso em 06 de setembro de 2022.

Portaria GM/MS Nº 1.185, de 9 de junho de 2021 que institui a Política de Gestão de Riscos no âmbito do Ministério da Saúde (PGR/MS). Ministério da Saúde. Disponível em: <https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-gm/ms-n-1.185-de-9-de-junho-de-2021-324791914> acesso em 06 de setembro de 2022.

Planes. Planejamento estratégico 2021-2025. Universidade Estadual de Campinas. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1tuq0y6G9wQTgRfYXL_rtk_6LkvpUeyfz/view> Acesso em 06 de setembro de 2022.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Nilcilene Pinheiro Silva

Downloads

Não há dados estatísticos.