Banner Portal
Proposta de projeto de extensão acadêmica no Hospital Dia/HC Unicamp em doenças infecciosas emergentes e reemergentes
PDF

Palavras-chave

Extensão
Epidemiologia
Notificação

Como Citar

PAIXÃO, Fábio Ricardo Consorti; MORGON, Fernanda Helena; GARCIA, Laura Guaritá; PAIVA, Maria Clara; RAMOS, Rosana Fins; COSTA, Sandra Mara Queiroz da. Proposta de projeto de extensão acadêmica no Hospital Dia/HC Unicamp em doenças infecciosas emergentes e reemergentes. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 2, p. e0220898, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/18053. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: Doenças infecciosas emergentes como a covid-19 e a Monkeypox, e o ressurgimento de casos de patologias antes erradicadas no cenário epidemiológico, como o sarampo, tornaram necessário estabelecer protocolos e fluxos que abarquem essas infecções, junto à capacitação de profissionais e atualização do conhecimento. O presente projeto foi idealizado pelo Hospital Dia/HC-Unicamp em conjunto com a disciplina de Infectologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM); essa disciplina participa no corpo clínico do Hospital Dia e na realização de pesquisas e projetos, sendo produtora nacional e internacional de conhecimento na área de HIV/AIDS e de outras doenças infecciosas, conhecimento que é aplicado no trinômio ensino, pesquisa e cuidado aos pacientes. Metodologia: Considerando-se os preceitos da educação de adultos, será desenvolvido material educativo nos formatos impresso e de vídeo, que possibilitem, inclusive, o Ensino à Distância (EAD). O conteúdo, que deve possuir alta relevância científica e não deve ser extenso, será desenvolvido em conjunto entre docentes da disciplina de infectologia e enfermeiros do Hospital Dia; e, na etapa seguinte, será submetido à Escola de Extensão da Unicamp - EXTECAMP para avaliação e validação. Resultados: Com este projeto, espera-se cooperar na qualificação de profissionais com materiais atualizados, o que terá impacto tanto na comunidade quanto no desenvolvimento de atividades profissionais de forma multidisciplinar. A visibilidade da Instituição UNICAMP como provedora de conhecimento na aplicação do trinômio ensino, pesquisa e cuidado, colabora no desenvolvimento das cidades da macro região de Campinas, e também de outras. Poder-se-á, ainda, sensibilizar os profissionais quanto à importância das informações, e não apenas sob um olhar burocrático, administrativo e limitado dos dados; ajudá-los a identificar as situações de saúde de portadores de doenças infecciosas, e subsidiá-los na qualificação do cuidado individual e coletivo; e promover a capacidade critico reflexiva dos alunos, contribuindo assim em sua formação profissional. Conclusão: O projeto visa arrojar a unidade Hospital Dia do HC-UNICAMP como provedora de conhecimento, através da oferta de atividades educativas mais padronizadas, assim como será o material desenvolvido. A vigilância em saúde tem por objetivo a observação e análise permanente da situação de saúde da população, articulando-se em um conjunto de ações destinadas a controlar determinantes, riscos e danos à saúde da população em geral, garantindo a integralidade da atenção, o que inclui abordagens individuais e coletivas.

PDF

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de vigilância em saúde. Departamento de Vigilância. Prevenção e Controle de Infecções sexualmente transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais. Boletim Epidemiológico Hepatites Virais 2017.

Brasília: Ministério da Saúde, 2017c. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Protocolo de Manejo Clínico do Coronavírus (COVID-19) na Atenção Primária à Saúde – Versão 9. Brasília – DF, Maio de 2020.

Manual de desenvolvimento de orientações da OMS Genebra: Organização Mundial da Saúde; 2014. (Acessado em 9/06/22). Fortalecimento da prevenção e controle de infecção na atenção primária: coletânea de padrões, recursos de medição e implementação existentes Genebra: Organização Mundial da Saúde; 2021.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Fábio Ricardo Consorti Paixão

Downloads

Não há dados estatísticos.