Resumo
Introdução/Objetivo: Tendo em vista a necessidade de sinalizar espaços e orientar procedimentos para a retomada das atividades presenciais na Unicamp após o período de ausência devido à pandemia Covid-19, era necessária a criação de uma marca-símbolo que identificasse a comunicação oficial e padronizasse as informações divulgadas pela Administração Superior da Universidade. Foi nesse sentido que a Coordenadoria de Comunicação Institucional da Diretoria Geral de Recursos Humanos apresentou uma proposta de logotipo ao Grupo de Trabalho "Retomada Unicamp". Metodologia: O símbolo criado faz referência às cores e formas do logotipo da Unicamp, com suas partes sendo completadas em movimento circular no sentido horário. O formato e a escala de cores do símbolo, que vai escurecendo, remete a algo que está sendo concluído de forma gradual, como o retorno progressivo e responsável das atividades na Universidade. Também apresenta uma seta em formato de semicírculo, passando a ideia de retorno. O centro do símbolo lembra o sol, representando o início de um novo dia e de novos tempos na Universidade. Resultados: A proposta foi aprovada pelo Grupo de Trabalho Retomada e pela Administração Superior da Universidade, e foi aplicada em todas as peças gráficas, vídeos e sinalização distribuída pelos campi da Unicamp. Além disso, toda informação relacionada à retomada das atividades presenciais na Universidade utilizou esse símbolo, criando a identidade visual da campanha e padronizando a comunicação com a comunidade. Exemplos disso foram as artes divulgadas em diversos portais web da Unicamp, faixas fixadas nos pórticos das diversas entradas, vídeos institucionais e educativos, cartazes, placas de sinalização e diversas outras peças gráficas que compuseram a comunicação sobre procedimentos e regras a serem seguidas para a saúde e segurança de funcionários, docentes, alunos e demais pessoas que frequentam os espaços da Unicamp. Conclusão: A criação de um símbolo específico para identificar as ações da retomada das atividades presenciais na Unicamp contribuiu para fortalecer a comunicação por meio da identidade visual da campanha educativa e informativa sobre importantes cuidados a serem tomados por todas as pessoas que frequentam os espaços da Universidade, favorecendo o retorno responsável das atividades presenciais.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 https://creativecommons.org/licenses/by/4.0