Banner Portal
Situação vacinal contra hepatite b entre os residentes de medicina vítimas de acidente de trabalho com exposição a material biológico
PDF

Palavras-chave

Acidentes de trabalho
Vacinas contra hepatite b
Residência médica

Como Citar

FRISON, F. S.; GUERREIRO, I. de C.; OLIVEIRA, E. C. P. de; ALONZO, H. G. A. Situação vacinal contra hepatite b entre os residentes de medicina vítimas de acidente de trabalho com exposição a material biológico. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 3, p. e02200741, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/18034. Acesso em: 29 fev. 2024.

Resumo

Introdução: A hepatite B destaca-se entre os tipos existentes de hepatites virais devido à alta transmissibilidade e às diferentes vias de contágio, que envolvem: transmissão vertical; relação sexual; compartilhamento de agulhas ou seringas; exposição a agulhas ou outros instrumentos cortantes contaminados com o vírus. Qualquer indivíduo pode ser exposto ao VHB; no entanto, alguns grupos apresentam risco aumentado, como os profissionais de saúde, que estão em constante exposição durante atividades laborais. O objetivo deste estudo foi analisar a cobertura vacinal contra hepatite B e a presença do anticorpo anti-HBS entre os residentes de medicina vítimas de acidente de trabalho com exposição a material biológico, em um complexo hospitalar universitário da cidade de Campinas, interior de São Paulo. Metodologia: Estudo descritivo, retrospectivo de série de casos, realizado a partir das fichas de notificação dos acidentes de trabalho com exposição a material biológico (ATEMB), registrados pelos residentes de medicina, no Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) da Universidade Estadual de Campinas, entre janeiro de 2011 e dezembro de 2020. Os profissionais de saúde expostos aos ATEMB que ocorrem na instituição são atendidos e notificados pelo Programa de Risco Biológico do Cecom desde 2011, seguindo as rotinas estabelecidas no protocolo do Ministério da Saúde. Resultados: As mulheres foram as que mais se acidentaram, representando 53,7% da amostra. Em relação às características dos acidentes, 81,4% ocorreram devido à exposição percutânea, e o sangue foi o material orgânico mais envolvido, em 91% dos casos. As circunstâncias mais registradas que levaram ao acidente foram os procedimentos cirúrgicos e as suturas, 53,4% dos casos. Quanto ao estado vacinal contra a hepatite B, 99,2% declararam ter o esquema vacinal completo (03 doses), e a presença do anti-Hbs reagente (valor igual ou superior a 10 mUI/mL) foi detectado em 91%. O uso da Imunoglobulina Hiperimune contra a Hepatite B foi necessária em apenas um caso, onde o residente de medicina apresentava anti-HBs não reagente, e o acidente ocorreu com um paciente fonte positivo para Hepatite B. Conclusão: Os achados demonstram que, apesar do risco de contaminação para o vírus da hepatite B associado aos acidentes, os profissionais estavam protegidos devido à elevada cobertura vacinal, e com comprovação da imunidade. A elevada adesão dos residentes de medicina à vacinação contra o VHB tem como possíveis hipóteses: facilidade de acesso aos serviços de saúde, gratuidade e disponibilidade da vacina, baixa resistência do público estudado em aderir às medidas de proteção, e a exigência de comprovação vacinal no ato da matrícula no Programa de Residência Médica presente na instituição.

PDF

Referências

Schillie S, Vellozzi C, Reingold A, Harris A, Haber P, Ward JW, Nelson NP. Prevention of Hepatitis B Virus Infection in the United States: Recommendations of the Advisory Committee on Immunization Practices. MMWR Recomm Rep. 2018;67(1):1- 31.

Auta A, Adewuyi EO, Kureh GT, Onoviran N, Adeloye D. Hepatitis B vaccination coverage among health-care workers in Africa: A systematic review and meta-analysis. Vaccine. 2018; 36(32):4851?60.

Brasil. Ministério da Saúde. Protocolo Clínico e Diretrizes terapêuticas para profilaxia pós-exposição de risco (PEP) à infecção pelo HIV, IST e Hepatites Virais. Brasília (DF); 2021.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 https://creativecommons.org/licenses/by/4.0

Downloads

Não há dados estatísticos.