Banner Portal
O uso de recurso didático online gratuito como ferramenta para as boas práticas de higiene das mãos
PDF

Palavras-chave

Segurança do paciente
Lavagem das mãos
Infecção hospitalar
Educação continuada em enfermagem
Equipe de assistência ao paciente
Lúdico

Como Citar

FERREIRA, Luciene Barbosa Bispo; FAGNANI, Renata; MERCHON, Jéssica Chamorro; MOITINHO, Ana Carolina Braz; CAMPINA, Raquel Pedott; OLIVEIRA, Rosemary de. O uso de recurso didático online gratuito como ferramenta para as boas práticas de higiene das mãos. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 2, p. e02200740, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/18033. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: As práticas assistenciais hospitalares ocorrem, em sua maioria, por meio de contato direto entre profissionais e pacientes, tornando nossas mãos a principal via de transmissão de microorganismos. A higienização das mãos é, portanto, a medida individual mais simples e barata para prevenção da propagação de infecções relacionadas à assistência à saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) relata e difunde que a adesão aos momentos de higiene das mãos durante assistência prestada aos pacientes minimiza o risco de transmissão de microrganismos e infecções hospitalares; porém, apesar da ampla divulgação desta prática pela OMS e por instituições de saúde é observado que há oportunidades de melhorias na adesão aos momentos durante a prática diária da assistência. Metodologia:Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de caso, realizado em um hospital universitário do interior do estado de São Paulo, por meio da descrição das ações desenvolvidas no Dia Mundial de Higienização das Mãos. Embasado nos conceitos da OMS foi elaborado um jogo interativo com o auxílio do recurso didático online gratuito disponível no site https://wordwall.net/pt no qual foram abordados os seguintes momentos de higiene das mãos: (1) Antes do contato com o paciente; (2) Antes de realizar procedimentos assépticos; (3) Após contato com o paciente; (4) Após contato com fluidos corporais e (5) Após contato com as superfícies da unidade do paciente. Os momentos foram demonstrados no infográfico preconizado pela OMS. Resultados: O recurso didático utilizado favorece o aprendizado lúdico e dinâmico, sendo uma ferramenta simples que pode ser aplicada no ambiente de trabalho do profissional - ambulatorial e hospitalar - e que permite a interação e participação ativa dos profissionais em grupo ou individual. O acesso ao jogo encontra-se disponível no link: https://wordwall.net/pt/resource/32116023. Houve grande interação e discussão entre os profissionais de enfermagem referente ao tema Higiene das Mãos, a partir da participação no jogo online interativo , de modo que o tema Higiene das Mãos e práticas seguras foi amplamente abordado, colaborando para o processo educativo dos profissionais de saúde participantes da ação. Conclusão: Recurso de fácil manuseio para elaboração, gratuito e de boa aplicabilidade na prática diária para capacitação no local de trabalho das equipes assistenciais. Ferramentas lúdicas, podem ser empregadas com sucesso no processo educativo e formativo da equipe de enfermagem, de modo a estimular a reflexão da equipe a respeito da importância da higiene das mãos, além de favorecer a sedimentação do conhecimento e aumento da adesão à prática de higiene das mãos.

PDF

Referências

Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária Assistência Segura: Uma reflexão teórica aplicada à prática. Brasília: Anvisa, 2017.

Corrêa L. Métodos e estratégias para promover a adesão às práticas de higienização das mãos. In: Ministério da

Saúde (BR), Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Segurança do paciente: higienização das mãos [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2014 [cited 2018 June 25]. p. 75-87. Available from:http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/seguranca_paciente_servicos_saude_higienizacao_maos.pdf

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 https://creativecommons.org/licenses/by/4.0

Downloads

Não há dados estatísticos.