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A presença da Biblioteca Antonio Candido/IEL nas redes sociais
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Palavras-chave

Bibliotecas universitárias
Bibliotecas - serviço de referência
Redes sociais digitais

Como Citar

NOCERA, Tiago Pereira; CUSTÓDIO, Crisllene Queiroz; LLAGOSTERA, Ana Aparecida Granzotto. A presença da Biblioteca Antonio Candido/IEL nas redes sociais: Aproximando produtos e serviços do público e potencializando ações. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 1, p. e02200735, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/18026. Acesso em: 2 maio. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: Este resumo apresenta o desenvolvimento das páginas em redes sociais da Biblioteca Antonio Candido, vinculada ao Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), com o objetivo de aumentar a visibilidade da mesma para seus usuários principais: os membros do corpo docente e discente do Instituto. Para tal, os conteúdos inseridos são produzidos com o intuito de, além de prover material bibliográfico para apoiar pesquisas e estudos, auxiliar o público a melhor gerenciar sua vida acadêmica e obter melhores resultados em seus objetivos, ajudando a biblioteca universitária a cumprir seu papel institucional (CORRÊA; GARCÍA-QUISMODO, 2020). Assim, estas páginas podem mostrar ao usuário que a biblioteca tem produtos e serviços que ele desconhece, o que é defendido por Santos Neto e Almeida Júnior (2007). Metodologia: Neste sentido, foi criada a página da Biblioteca no Facebook (https://www.facebook.com/bibliotecaiel) em 2015. A partir do ano de 2020, a unidade sistematizou a presença nesta rede, apresentando conteúdos com periodicidade regular (ao menos 1 post semanalmente) e mantendo identidade visual para a produção. Em 2021, a presença em redes sociais foi ampliada com a criação na página no Instagram (https://www.instagram.com/bibliotecaiel/), importante iniciativa pois esta página apresenta os conteúdos aos seguidores de forma orgânica (sem necessidade de pagamento de publicidade) com mais frequência. A postagem do conteúdo é realizada pensando nas linhas de pesquisa dos diferentes departamentos do IEL e utiliza para a criação visual a ferramenta de design gratuito CANVA. Resultados: A produção de conteúdo para as páginas do Facebook e Instagram fazem com que a biblioteca seja menos passiva ao atender às demandas do público, utilizando as ferramentas de tecnologia da cultura digital para agregar valor aos produtos e serviços já oferecidos, conforme preconizam Silva Filho e Mangan (2019). Os posts criados estão de acordo com os tipos identificados por Alkindi e Al-Suqri (2013) como os mais praticados neste tipo de espaço: 1) Informação básica sobre novidades e eventos da biblioteca (tais como horários de funcionamento, treinamentos etc) 2) Informação básica sobre o acervo da biblioteca (o que inclui sua coleção física e online) 3)Informação básica sobre os serviços da biblioteca (posts sobre procedimentos para utilização do acervo, produtos e serviços já existentes) e 4) Informação básica sobre serviços para comunidade e pessoas (divulgação de eventos, fontes de informação e divulgação científica de produções externas à biblioteca e a unidade, de acordo com os projetados interesses dos usuários). No Facebook, a página tem o número de 2.100 curtidas de página, número acima de bibliotecas comparáveis no Sistema de Bibliotecas da UNICAMP (SBU), e no Instagram, a página possui 326 seguidores, ambas com tendência leve de crescimento. Conclusão: As Bibliotecas do SBU tem como certo que muitos dos serviços oferecidos por suas unidades não são utilizados pelos usuários em suas vidas acadêmicas por desconhecimento de sua existência; sabendo isso a criação de páginas em redes sociais e a sistematização de produção de conteúdo são uma nova possibilidade de atuação para seus serviços de referência. Neste sentido, a presença da Biblioteca Antonio Candido tem o desafio constante de aumentar seu alcance, aprimorando o conteúdo oferecido em termos de design e linguagem para alcançar o máximo possível de usuários.

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Referências

ALKINDI, S. S.; AL-SUQRI, M. N. Social networking sites as marketing and outreach tools of library and information services. Glob. j. hum. soc. sci., Framingham, MA, v. 13, n. 2, 2013.

CORRÊA, E. C. D.; GARCÍA-QUISMODO, M. Á. M. Literacia acadêmica em Bibliotecas Universitárias. Encontros Bibli. Florianópolis, v. 25, p. 01–18, 7 jul. 2020.

SANTOS NETO, J. A. dos; ALMEIDA JUNIOR, O. F. de. A mediação da informação e o uso das redes sociais pelas bibliotecas universitárias estaduais do Paraná. In: SEMINÁRIO CIENTÍFICO ARQUIVOLOGIA E BIBLIOTECONOMIA: DO OUTRO LADO DA INFORMAÇÃO, 2015. Anais [...]. Marília: UNESP, 2015.

SILVA FILHO, R. da C.; MANGAN, P. K. V. Biblioteca universitária híbrida no contexto da Web 2.0. Canoas: Ed. Unilassale, 2019.

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