Banner Portal
Digitalização da hemeroteca do acervo CDMC - Coordenadoria de Documentação de Música Contemporânea
PDF

Palavras-chave

Hemeroteca
Acervo
Música ertudita contemporânea

Como Citar

BENINE, Fabiana. Digitalização da hemeroteca do acervo CDMC - Coordenadoria de Documentação de Música Contemporânea: Preservação e acesso históricos. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 2, p. e02200729, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/18018. Acesso em: 9 maio. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: Hemeroteca é um “[...] conjunto de informações organizadas, oriundas de artigos de jornais e revistas[…]” (SANTOS; RIBEIRO, 2012, 123). Desde a sua fundação, em 01 de setembro de 1989, o acervo CDMC preocupou-se em registrar e guardar um conjunto de documentos referentes à música erudita contemporânea. O acervo permaneceu armazenado sofrendo deste modo, a deterioração por condições humanas e ambientais. Com tudo isso o seu “[...] objetivo principal de respeitar, preservar e proporcionar acesso à reprodução [...]” (ARQUIVO NACIONA, 2021, p. 6) a digitalização preservando assim o material físico. No conjunto, há curiosidades da música, e principalmente, fatos históricos da época, no período dos anos 1990 em diante. Metodologia: O presente trabalho de digitalização da hemeroteca foi realizado nas seguintes etapas: 1. Higienização manual com intervenção de uma trincha macia; 2. Digitalização em PDF dos recortes de jornais. 3. Troca de pastas suspensas. 4. Troca de armários; 5. Cadastro; e, 6. Disponibilização no portal da Biblioteca Digital do Sistema de Bibliotecas da Unicamp. Resultados: A digitalização da hemeroteca teve início neste ano, então o material ainda está sendo tratado e aos poucos será disponibilizado no Portal Biblioteca Digital da Unicamp, portanto é possível ter acesso a muitos recortes de jornais. A higienização é um processo de preservação e conservação preventiva desse material frágil, deles foram retirados materiais metálicos e a sujeira por meio de trincha que ali existia. Para digitalização do material, o acervo CDMC possui uma infraestrutura composta por computadores, scanners, softwares e uma bolsista treinada para a captura das imagens, tratamento da informação e a descrição dos artigos para o Portal da Biblioteca Digital do Sistema de Bibliotecas da Unicamp. Conclusão: Para o desenvolvimento deste trabalho, houve uma economia de recursos financeiros, uma vez que o próprio acervo CDMC já dispunha de equipamentos e recursos humanos, além é claro, do Sistema de Bibliotecas da Unicamp disponibilizado no Portal da Biblioteca Digital para o cadastro, armazenamento e o acesso a coleção da hemeroteca.

PDF

Referências

ARQUIVO NACIONAL (BRASIL). Declaração digital: recomendações para digitalização, restauração, preservação digital e acesso. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2021 14 p. (Publicações Técnicas; 63). Disponível em: <https://www.gov.br/arquivonacional/pt-br/canais_atendimento/imprensa/copy_of_noticias/an-participa-de-debate-sobre-preservacao-audiovisual-na cineop/Declaracao_digital.ANFIAF1.pdf>. Acesso em 22 ago2022.

SANTOS, Gildenir Carolino. Acrônimos, siglas e termos técnicos: arquivística, biblioteconomia, documentação, informática. Coautoria de Celia Maria Ribeiro. 2. ed. rev. e ampl. Campinas, SP: Átomo, 2012. 289 p. ISBN 9788576701859 (broch.). https://www.bibliotecadigital.unicamp.br

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 https://creativecommons.org/licenses/by/4.0

Downloads

Não há dados estatísticos.