Banner Portal
Tratamento, disponibilização e preservação do acervo Ana Primavesi da Unicamp
PDF

Palavras-chave

Agroecologia
Acervos especiais
Preservação
Memória

Como Citar

FERREIRA, Danielle Thiago; ASSENCIO, Aline; ANDRADE, Ana Paula de; RODRIGUES, Celia Aparecida; OHY, Eliane Kiyomi; MIRA, Fernanda Cristina Festa; PEREIRA, Isabella Nascimento. Tratamento, disponibilização e preservação do acervo Ana Primavesi da Unicamp: Tratamento, disponibilização e preservação do acervo Ana Primavesi da Unicamp. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 3, p. e0220891, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/18017. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: A vida e obra de Ana Maria Primavesi formaram a base dos estudos sobre o manejo ecológico dos solos e da agricultura ecológica sustentável no Brasil. Nascida na Áustria, Agrônoma e Doutora em Solos pela Universidade de Boku, radicou-se no Brasil a partir de 1948, foi docente da UFSM e criou o primeiro curso de pós-graduação em biologia do solo do país. Escreveu livros e publicou farto material acadêmico reconhecido nacional e internacionalmente. Sua coleção bibliográfica e documental foi doada pela família à Biblioteca de Obras Raras da Unicamp e a oficialização dessa doação ocorreu em abril de 2022 concomitante à abertura da Exposição em sua homenagem. Para tanto, este trabalho objetiva desenvolver os meios para tratamento, preservação e disponibilização da Coleção Ana Maria Primavesi. Metodologia: Em 2018 começaram as tratativas para o recebimento do acervo. Todo o material passou por processo de desinfecção no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, e chegou à biblioteca em julho de 2021. Iniciaram-se os trabalhos de triagem, higienização e elaboração da listagem dos materiais recebidos. Foi organizada a exposição em parceria com a Faculdade de Engenharia Agrícola, e o Instituto de Artes/ Gabinete de Estampas, inaugurada no dia 01 de abril, dia da assinatura do contrato oficializando a doação à Unicamp; e ficou aberta à visitação até 27 de agosto de 2022. Iniciou-se também a captação de recursos através do projeto FAPESP para os tratamentos de conservação e de catalogação dos materiais no Sistema de Bibliotecas da Unicamp e futuramente no Sistema de Arquivos da Unicamp. Resultados: Um dos primeiros resultados foi a organização da exposição Ana Maria Primavesi: sementes e frutos da Agroecologia, como forma de divulgação do acervo e de sua importância. Outros resultados podemos destacar o envolvimento de alunos da graduação que nos auxiliaram em algumas das etapas do tratamento sistemático e disponibilização do acervo, por meio dos projetos do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) nas modalidades PAPI e BAS. Os Bolsistas compuseram as equipes que auxiliaram na visitação e acessibilidade à exposição, bem como nas etapas de conservação e nas listagens em que ainda estão em andamento. Foram higienizados 16.398 itens no total, sendo eles livros, periódicos, documentos e objetos. E tivemos uma circulação nesse período da exposição de mais de 3 mil pessoas. Como resultados esperados pretende-se prover o acesso e uma melhor compreensão da vida e da obra da pesquisadora Ana Maria Primavesi, ampliando as possibilidades de pesquisas e estudos futuros. Conclusão: Espera-se que o tratamento e disponibilização do acervo de Ana Maria Primavesi contribua para o desenvolvimento científico e aprofundamento nas áreas de ciências agrárias, agroecologia, agricultura sustentável e demais ciências afins. Além de preservar a memória de uma figura tão importante como Ana Maria Primavesi para o desenvolvimento da agroecologia no Brasil.

PDF

Referências

ANA MARIA PRIMAVESI. Disponível em: https://anamariaprimavesi.com.br/ . Acesso em: 2 fev. 2022 KNABBEN, Virgínia Mendonça. Ana Maria Primavesi: Histórias de vida e Agroecologia. 2 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2017.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Danielle Thiago Ferreira, Aline Assencio, Ana Paula de Andrade, Celia Aparecida Rodrigues, Eliane Kiyomi Ohy, Fernanda Cristina Festa Mira, Isabella Nascimento Pereira

Downloads

Não há dados estatísticos.