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#VEMPRAUPA
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Palavras-chave

Comunicação
Mídias sociais
UPA
YouTube
Instagram

Como Citar

MATEUS, F. de O.; BAPTISTA, K. B.; MOZER, B. #VEMPRAUPA: estratégias de comunição para o programa UNICAMP de Portas Abertas 2022. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 3, p. e02200805, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/18012. Acesso em: 26 fev. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: Após dois anos de suspensão, por conta da pandemia de Covid-19, o Programa Unicamp de Portas Abertas (UPA) retornou em 2022 em seu formato presencial. O evento tem grande importância, pois é um momento em que a universidade abre suas portas para estudantes do Ensino Médio e Pré-Vestibular e apresenta à comunidade seus cursos e serviços. Assim, o trabalho desempenhado pela equipe da Secretaria Executiva de Comunicação (SEC) foi de desenvolver estratégias de comunicação que cumprissem dois objetivos essenciais: divulgar a realização da UPA às escolas e ao público em geral, convidando a comunidade a participar, e apresentar espaços e serviços da Unicamp a esse público, tornando a universidade mais conhecida e próxima da sociedade. Metodologia: Além dos meios tradicionais de divulgação de informações, no site da UPA e Portal UNICAMP, optou-se por desenvolver uma comunicação centrada nos perfis das mídias sociais: perfis no Instagram e Facebook da universidade e da UPA e canal da TV Unicamp no YouTube. Foram realizados vídeos, tradicionais e Reels (verticais e de curta duração) apresentando espaços e serviços da Unicamp e que contaram com a produção, apresentação e edição de estudantes de graduação e profissionais da SEC. Em uma iniciativa inédita, a TV Unicamp também produziu um programa ao vivo, o #VemPraUPA, transmitido pelo YouTube da Biblioteca Central Cesar Lattes durante a realização do evento. A ideia foi possibilitar que pessoas que não pudessem comparecer ao campus conhecessem a universidade e a programação do evento. Resultados: No período anterior à UPA, foi produzida uma série de oito vídeos para o canal da TV Unicamp no YouTube, conduzidos por jornalistas da SEC, que apresentaram serviços e curiosidades da universidade. Para os perfis no Instagram, estudantes de graduação participaram da produção de onze vídeos em que espaços da universidade eram apresentados sob a perspectiva estudantil. Os vídeos tiveram grande engajamento nas redes, somando mais de 460 mil visualizações e alcance de mais de 410 mil perfis por meio da conta @unicamp.oficial. O desempenho contribuiu com a visibilidade da conta @upaunicamp, que apresentou expressivo crescimento no período (ver gráfico na imagem 1). Paralelamente, a equipe da TV Unicamp produziu o programa #VemPraUPA, iniciativa inédita da SEC de transmissão ao vivo, pelo YouTube, durante a realização do evento. Com cerca de 1h40 de duração, o programa reuniu lideranças e especialistas da universidade e estudantes de graduação e do público externo, alternando entrevistas ao vivo e exibição de reportagens. A realização do programa contou com o apoio de profissionais e infraestrutura do Centro de Convenções (CDC) da Unicamp e da Biblioteca Central Cesar Lattes. Conclusão: A partir da experiência adquirida com o trabalho, a SEC acumula expertise para desenvolver projetos de comunicação para eventos e atividades específicas da universidade. Foi também a oportunidade de desenvolver um formato de transmissão ao vivo que pode ser aplicada em diferentes contextos. Por fim, o envolvimento de estudantes de graduação no processo de produção das peças de comunicação vai ao encontro da missão da universidade, de promover uma formação integral que capacite não apenas para produção de ciência e inovação, mas também para a comunicação desses feitos.

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Copyright (c) 2023 Felipe de Oliveira Mateus, Kleber Barreto Baptista, Bruna Mozer

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