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Vídeos institucionais das bibliotecas da Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa - COCEN/Unicamp
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Palavras-chave

Unicamp
COCEN
Pesquisa
Divulgação científica
Bibliotecas

Como Citar

RODRIGUES, Adriana Mariana de Araujo; COSTA, Vanessa Evelyn; BENINE, Fabiana; OLIVEIRA, Kenia Laura Barbosa; SILVA, Adreilde de Souza Oliveira; FERNANDES, Adriana Cristina; OLIVEIRA, Maria do Carmo de; NASCIMENTO, Monica Aparecida de Oliveira. Vídeos institucionais das bibliotecas da Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa - COCEN/Unicamp. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 1, p. e02200778, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/18007. Acesso em: 19 set. 2024.

Resumo

Introdução: A Comissão de Bibliotecas da Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (COCEN), constituída por oito Bibliotecas: Centro de Engenharia Biomédica (CEB); Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC); Centro de Memória da Unicamp (CMU); Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM); Núcleo de Estudos de População (NEPO); Núcleo de Estudos de Políticas Pública (NEPP); Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (NUDECRI); Núcleo de Estudos de Gênero (PAGU), entendeu ser necessário criar um projeto de vídeos institucionais, para divulgação de seus acervos únicos – em alguns casos especializados e até raros. Objetivo: Com este trabalho, pretende-se estender sua divulgação à toda a comunidade Unicamp. Metodologia: Os vídeos foram pensados como peças de comunicação audiovisual, voltadas à divulgação das Bibliotecas, aumento de sua visibilidade – a partir de características particulares – representando a memória e essência de cada uma delas. As bibliotecárias das oito bibliotecas levantaram orçamentos para a realização dos vídeos. A Empresa Júnior 2TONS, iniciativa de alunos do curso de Comunicação Social - Midialogia, da Unicamp, foi selecionada para realizar o projeto. A partir da seleção da Empresa responsável foram definidos os objetivos de cada vídeo institucional, duração, público-alvo, roteiro e storyboard (elaborado a partir das pesquisas e relatos de cada bibliotecária) e o storytelling de cada um. A Empresa ficou responsável pela captação, produção e pós-produção do material. Conclusão: É muito importante que uma instituição tenha uma mensagem para transmitir. Vídeos institucionais são uma boa maneira de alcançar esses objetivos. É o formato ideal para apresentar, emocionar, despertar interesse, promover engajamento e consolidar uma imagem. Quanto mais interessante for um vídeo, mais chances de ser compartilhado, chamar atenção e inspirar pessoas. Por isso, o vídeo oficial de cada Biblioteca COCEN é indispensável para apresenta-las à comunidade, marcar presença online e difundir uma visão abrangente de cada uma delas.

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Referências

BERNARD, Sheila Curran. Documentary storytelling: creative nonfiction on screen. 3rd ed. Amsterdam; Boston, MA: Elsevier: Focal, c2010.

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PATEL, Neil. Vídeo institucional: o que é, como criar e 12 exemplos criativos. Disponível em: <https://neilpatel.com/br/blog/video-institucional/>. Acesso em: 05 set. 2022.

RUEDA, Valéria Matias Silva; FREITAS, Aline; VALLS, Valéria. Martin Memória Institucional: uma revisão de Literatura. CRB-8 Digital, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 78-89, abr. 2011.

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