Banner Portal
Programa "NIPE Bem-estar laboral" através dos feitos da acupuntura na qualidade de vida relacionada à saúde no ambiente de trabalho
PDF

Palavras-chave

Qualidade de vida
Acupuntura
Ambiente de trabalho

Como Citar

PEDROZ, Rosangela. Programa "NIPE Bem-estar laboral" através dos feitos da acupuntura na qualidade de vida relacionada à saúde no ambiente de trabalho. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 3, p. e02200776, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/18005. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

Introdução: O estresse laboral é um transtorno que tem cada vez mais aumentado o número de afastamentos do trabalho; os motivos são diversos, mas todos eles são consequência da cobrança do que podemos chamar de "mundo moderno". Organizações privadas e públicas têm buscado formas de amenizar esse estresse de seus colaboradores. Objetivo: Neste contexto, o Programa "NIPE bem-estar laboral", através dos efeitos da Acupuntura na qualidade de vida relacionada à saúde no ambiente de trabalho, visa oferecer bem-estar aos colaboradores, influenciando-os a adotar hábitos de vida mais saudáveis. O objetivo da proposta é unir a Acupuntura e a qualidade de vida no ambiente de trabalho, tanto nos aspectos físicos, quanto nos aspectos psicológicos do colaborador.  Metodologia: As sessões terão a duração de uma hora. Agendamento através da plataforma Google. Os procedimentos estão aderentes ao cuidar da saúde por formas menos agressivas e mais naturais. Para tanto, tem-se como referência o manual do Programa Estadual de Acupuntura da Coordenação Estadual de Controle de Infecção Hospitalar do Estado do Rio de Janeiro. Este manual traz dados e informações técnicas que visam proporcionar aos profissionais que utilizam esta prática e aos pacientes, maior segurança durante a realização do procedimento da Acupuntura, minimizando os riscos de infecções e acidentes. Manual disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.portalunisaude.com.br/arquivos/file/manual de biosseguranca.pdf. Resultados: Os resultados esperados deverão alcançar níveis elevados de qualidade e produtividade no ambiente de trabalho, tendo colaboradores mais engajados, motivados e saudáveis. Que possam executar seus trabalhos adequadamente, contribuindo com excelência na Organização. O projeto poderá ser aplicado em qualquer unidade/órgão que tenha o interesse em oferecer aos seus colaboradores qualidade de vida no ambiente de trabalho através dos efeitos da Acupuntura. Considerando a Resolução GR-037/2021, "Dispõe sobre a prestação de serviço voluntário em atividades técnicas e/ ou administrativas no âmbito desta Universidade e dá outras providências". Encontra-se em tramitação, através do Processo 01P37814/2022, a documentação para aprovação do Serviço Voluntário ao NIPE - Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético. Conclusão: Na Organização UNICAMP o Projeto "NIPE bem estar laboral" será uma alternativa e/ou complementar às estratégias muito utilizadas por organizações, visando o bem estar de seus colaboradores, podendo-se citar os protocolos para um almoço calmo, ouvir música para relaxar em horários de descanso, para a orientação a pensamentos positivos e edificantes, execução de trabalhos para a respiração, tirar férias dentro do prazo legal e mobilidade física para promover a saúde, entre outros.

PDF

Referências

CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.

DULCETTI JUNIOR, O. Pequeno Tratado de Acupuntura Tradicional Chinesa. São Paulo: Andrei, 2001.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Downloads

Não há dados estatísticos.