Banner Portal
A implementação da dupla checagem para o preparo e administração de medicamentos potencialmente perigosos
PDF

Palavras-chave

Segurança do paciente
Dupla checagem de medicamentos

Como Citar

SOTANA, Maria Macilene Santos Fonseca et al. A implementação da dupla checagem para o preparo e administração de medicamentos potencialmente perigosos: estratégia para segurança do paciente. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 4, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17998. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

Introdução: A prática da terapia medicamentosa é um processo que envolve responsabilidades da equipe de enfermagem. A etapa mais realizada no ambiente hospitalar é o preparo e administração dos medicamentos, sendo necessário conhecimento dos medicamentos, dos cuidados para o preparo e administração, das vias de administração, da resposta, dos efeitos e dos eventos adversos relacionados. A Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2013, instituiu seis protocolos para segurança do paciente e elencou a "Segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos " como meta para as instituições de saúde. Para essas etapas , a equipe de enfermagem utiliza os 9 certos da medicação e a dupla checagem como estratégias de segurança. Objetivo: O trabalho relata a importância da dupla checagem evitando eventos adversos. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência da implantação do protocolo da dupla checagem no Hospital das Clínicas-HC, realizada em parceria com o Serviço de Educação Continuada, Time de Medicação Segura e Núcleo de Segurança do Paciente. Resultados: O protocolo da dupla checagem atende o parecer do Coren-SP de 2013 e a meta 3 do Ministério da Saúde em melhorar a segurança na administração dos MPPs (medicamentos potencialmente perigosos). Elaborado e implementado no HC-Unicamp em 2019. O protocolo define que a dupla checagem deve ser realizada antes do preparo e administração dos medicamentos potencialmente perigosos por dois profissionais: Enfermeiro- Enfermeiro-enfermeiro, técnico-técnico, enfermeiro-técnico. Para realizar dupla checagem o enfermeiro separa a prescrição médica, realiza o aprazamento e destaca os MPPs com caneta marca texto. No momento do preparo do medicamento, realiza a leitura da prescrição médica, separa o MPP a ser administrado e solicita a presença do enfermeiro ou técnico para a dupla checagem. Inicia-se o processo da dupla checagem com os dois profissionais com as conferências: Nome do medicamento, horário de administração correta, identificação correta do medicamento, via de administração, dose, horário e nome do profissional responsável. Após a administração, realiza a checagem da prescrição médica, confere se a prescrição foi checada com rubrica e carimbo e realiza o registro da dupla checagem do MPP na anotação de enfermagem. Segue o vídeo educativo disponível em: https://YouTube.be/8CvEfGELQBc. Conclusão: A dupla checagem é uma estratégia para segurança do paciente e do profissional envolvido nesse processo, mitigando as falhas que podem ocorrer durante o preparo e a administração dos medicamentos, administração do medicamento por via diferente da prescrita, erro de documentação. As avaliações das notificações em parceria com o Núcleo de Segurança do Paciente, Serviço de Educação Continuada e gestão da área possibilita identificar e propor melhorias em busca da segurança do paciente.

PDF

Referências

ANVISA SEGURANÇA NO AMBIENTE HOSPITALAR. htt//portal.anvisa.gov.br/MCM/Connect/f927ae004747586da903cd4c6735/segurança hosp.pdf:MOD=AJPERES.

COREN. Uso Seguro de medicamentos: Guia para preparo, administração e monitoramento/Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo-São Paulo: COREN-SP, 2017. 124p. ISBN978-85-68720-04-2.

KOYAMA, A.K et al. Effectiveness of duble checking to reduce medication administration errors: a systematic review. BMJ Qual Saf.2019; 0:1-9. Disponível em: Acesso em 24 agosto 2022.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Downloads

Não há dados estatísticos.